terça-feira, 9 de abril de 2013

(33° competição) 1° Corrida e caminhada de Santo Antonio.

Distância: 8km
Tempo: 33'35'' 
Local: Santo Antonio da Patrulha/RS
Colocação Geral: 108°
Colocação na Categoria:
Total de Corredores: 369
Fiz minha inscrição pra essa prova sem saber ao certo se iria correr ou não, mas ainda bem que deu tudo certo e eu pude participar. Fui passar uns dias no Hotel Paradyse com minha família. O Hotel fica em Capão da Canoa, cerca de 40 minutos de Sto Antonio da Patrulha, seria uma boa oportunidade pra eu participar de uma prova diferente.
Eu estava sem treino faziam 3 semanas, a gripe me pegou e não me largou de jeito nenhum, na semana anterior a prova eu resolvi dar uma corrida bem solta na beira da praia, aguentei correr 4km e vi que eu estava longe de estar 100% pra correr.
Passei os outros dias sem fazer nada de atividades físicas, dormi praticamente todos os dias. Não com intuito de descansar pra prova, mas sim por preguiça mesmo.
Na noite anterior a prova eu consegui dormir tranquilo (coisa que nunca acontece quando tenho que correr no outro dia), pra mim essa prova seria apenas pra participação. Eu queria correr sem preocupação, afinal 8km não é comigo, eu corro no máximo 5km pra competir.
Ano passado corri 8km em 38'30'' e esse ano eu não tinha idéia de quanto tempo eu faria essa distancia, mas volto a dizer que eu não tinha pretenção alguma nessa prova.
Domingo acordei as 7h da manhã e fomos em direção ao Parque da Guarda, local onde seria realizada a prova. Havia uma fila imensa de carros pra entrar no parque, já dava pra ver que não seriam poucos inscritos pra prova.
Chegando lá, fui fazer a retirada do meu kit e o processo foi meio lento, talvez tenha sido pelo fato de ser a primeira vez que organizam uma prova na cidade, com o tempo adquirem experiência e não cometem mais esses equívocos.
A largada atrasou cerca de 20 minutos e eu mal consegui aquecer, mas nunca fui muito de perder tempo com aquecimento. Fui pra linha de largada e não consegui ficar na linha de frente como eu sempre faço. Saí bem atrás e isso acabou atrapalhando um pouco no ínicio da prova.
Logo que consegui espaço pra correr eu resolvi abrir um pouco a passada e tentar conseguir um bom resultado.
Cometi um erro comum entre os corredores sem experiencia em provas "mais longas", eu saí num rítmo forte. Praticamente o mesmo ritmo que eu corro as provas de 3km, isso me atrapalhou demais porque no 4°km eu já estava sentindo o desgaste da prova, talvez eu tenha saído num ritmo muito forte mesmo ou eu não estava 100% curado da gripe que me atacou semanas antes da prova.
Logo quando eu resolvi dar uma diminuida no ritmo, eu vejo a coisa que mais assombra quem corre: Uma subida.
E não era uma subidinha qualquer, era uma subida muito complicada pois era comprida e tinha um grande aclive. Eu vi que não iria conseguir completar ela correndo e caminhei cerca de 20 segundos pra retomar um pouco do oxigênio. Quando eu consegui completar essa etapa da prova, veio mais uma surpresa.. Outra subida parecida com a primeira. Daí foi pra matar, subi bem no trote, me arrastanto mesmo. Naquele momento vi vários corredores me ultrapassarem e eu não podia fazer nada, pois eu não tinha mais forças pra vencer a subida e continuei no meu trote até acabar esse pesadelo.
Logo após a subida vem o alívio, uma descida.. Deixei minhas pernas me levarem e não fiz força nenhuma, eu vi competidores passando voando por mim na descida e minutos depois eles parados exaustos e vi um competidor vomitando também, não adianta forçar tudo nas descidas. O corpo sente também. 
Logo após essa descida eu só manti meu ritmo, nem muito forte e nem muito fraco, fui deixando o tempo passar e só esperando pra concluir a prova. Eu já não tinha mais esperanças de conseguir alguma premiação na categoria pois eu havia caminhado e praticamente abri mão de correr.
Completei a prova bem exausto mesmo, mas ao menos completei.
Perto de cruzar a linha de chegada.
Após o término da prova eu fui comer algo e tomar água, pra minha surpresa eles estavam distribuindo chocottone para quem participou da prova, eu quase nem acreditei porque é a coisa que eu mais gosto de comer hahaha 
Comi um pedaço e levei outro pra Mariana, outra fã de chocottone. Recebi minha medalha de partipação e me apaixonei, achei ela linda demais. Não perdia nada pra medalha que recebi ano passado na XVII Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Aliás a organização está de parabéns, R$30 a inscrição e o kit foi maravilhoso. Camiseta + medalha linda + rapadura + frutas + água e chocottone, muito bem investido o dinheiro da inscrição.
Pouco tempo depois disso começaram as premiações, eu não queria ir embora até premiarem a minha categoria, mesmo que eu tenha feito uma prova horrível, eu não perdi a esperança de beliscar um troféuzinho. Fui o 5° colocado na minha categoria. Fiquei surpreso com essa colocação mas fiquei feliz por conseguir o segundo troféu no ano.
5° colocado categoria 20/24 anos.

Além de ganhar um troféu, eu recebi uma cesta de rapaduras. Santo Antonio é conhecida como a terra da cana-de-açucar. Ou seja, terra da rapadura e da cachaça. Bem que eles poderiam colocaram nessa premiação uma dose de cachaça pra eu trazer pra Pelotas e oferecer pros meus amigos que bebem pouco hahaha
Não tenho que reclamar sobre a minha colocação na prova, não fiquei muito bem colocado mas isso não importa, eu sei que não fiz uma boa prova e agora tenho que treinar um pouco mais pra ver se volto a competir bem nesse domingo (14/04) na cidade de Camaquã, dessa vez vou correr a minha prova predileta, os 3km.
Espero fazer um bom tempo lá e se for possível, beliscar mais alguma coisinha de premiação.
Troféu e medalha de participação lindos.
Só quero agradecer a todas pessoas que torceram por mim, agradecer todo o carinho que recebi na semana que passei com meus familiares em Capão da Canoa, não vejo a hora de ter outra prova por lá pra eu visitá-los mais uma vez. Queria agradecer a Jaqueline que me levou até o local da prova com a maior boa vontade e ainda me incentivou perto da linha de chegada. Também agradeço a Mariana por mais uma vez estar do meu lado quando eu corro. Ela não sabe, mas isso é muito importante pra mim.
Muito obrigado aos meus apoiadores que acreditam no meu potencial e que possibilitam que eu possa participar dessas provas.
E pra finalizar eu queria parabenizar a minha amiga Angela Nunes pela ótima colocação na prova, represnteou muito bem a região sul do estado ficando em 1° lugar na sua categoria, parabéns!
Eu e a Angela após a prova.
Agora o foco é em Camaquã no domingo, pretendo fazer uma boa prova. Vou treinar direitinho durante a semana e aguardar o resultado no final de semana, até mais.

4 comentários:

  1. Obrigada pela lembrança, sabes que eu nem imaginava que poderia chegar perto do 1º lugar, achava que ia conseguir alguma coisinha, mas realmente foi uma surpresa! Parabéns pela tua colocação, pra quem nem corre nos 8Km, acho que foi super bem, pois o nível dos corredores que estavam lá não era brincadeira... Nos vemos em Camaquã no Domingo!

    ResponderExcluir
  2. Raphael,
    Muita gente subestima as pequenas distâncias. O treinamento para competir em 3km ou 42km é bem diferente. Andar numa prova não é bem o que corredores apreciam, mas perceber na hora certa que a estratégia foi um erro faz de ti um vencedor. Parabéns pelo podium. Mostrou que em 3km ou 8km estais lá.
    Bons treinos e que venham mais notícias boas em Camaquã!!
    abraço
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Raphael,

    Parabéns pelo resultado.

    Abracos campeão!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Raphael, pelo significativo resultado!!
    Abraço e bons treinos!!

    ResponderExcluir