domingo, 12 de maio de 2013

1° longão visando a Golden Four Asics


Hoje no final da tarde fiz meu primeiro "longão" para a Golden Four Asics, prova que irá acontecer no dia 30 de junho em Porto Alegre.
Eu pretendia fazer 15km, mas um pequeno acidente no percurso, fez com que eu encurtasse em 2km o treino, mas nada que possa ter estragado o que eu pretendia fazer.
Peguei os treinos semana passada com o Cristian Duarte (Kiko) e essa semana me encarnei mesmo para que eu possa fazer uma boa prova no final de junho, tenho mais de um mês para treinar forte e conseguir fazer um bom tempo e alcançar o que eu sempre quis (baixar os 21km de 1H40'0'').
Meu percurso foi bem simples, eu iniciei o treino na Av. República do Líbano e passei pelas Av. Dom Joaquim, Av. Juscelino Kubitschek e pela rua Rafael Pinto Bandeira. Fiz um percurso bem tranquilo, fiz duas voltas na Av. Juscelino Kubitschek, totalizando o treino de 13km.
Av. Juscelino Kubitschek
Me senti super bem no treino, não fiquei ofegante em momento algum e não senti nada de dores.
Estava programado para eu correr 5'/km. Eu não podia forçar mais que isso e nem deixar esse ritmo cair muito, então me concentrei e tentei fazer tudo certinho.
Pela primeira vez corri usando um GPS e me apaixonei, hoje eu vi o quanto é importante o uso dele, ainda mais num treino ou prova mais longa como eu fiz hoje, dá pra cadenciar bem o ritmo e manter ele certinho. Tenho que agradecer ao Rafael Nunes por abrir mão do GPS dele no dia de hoje e ter me emprestado, foi muito importante no treino de hoje, mesmo.
Hoje resolvi tomar carboidrato em gel durante o treino, tomei quando cruzei o décimo kilometro, preciso me acostumar com ele, para que não aconteça o que aconteceu na minha última prova em Porto Alegre. Para quem não sabe o que me aconteceu lá, só clicar aqui e ler.
Bom, estava tudo correndo bem, faltavam menos de 2km para que acabasse meu treino e eu não estava sentindo nada, iria acabar tranquilamente a tarefa da tarde de hoje, foi uma pena a Mariana (minha acessora hahaha) ter caído de bicicleta após me dar a garrafinha de água, mas não teve problema algum pois eu já estava na reta final do treino e isso não atrapalhou em nada, pelo menos eu fiz um teste e vi como estou me sentindo em treinos mais longos. Afinal não é da noite pro dia que eu vou me preparar para provas mais longas, antes eu estava acostumado com os 3km e todos sabem.
O que importa foi o resultado do treino e que não aconteceu nada de ruim com a Mariana, apenas o susto e um "mini corte" na mão.
Aí vão as parciais à cada km:

1°km:  4'55''
2°km:  5'03''
3°km:  5'03''
4°km:  4'59''
5°km:  5'03''
6°km:  5'02''
7°km:  4'56''
8°km:  4'57''
9°km:  5'02''
10°km: 5'02''
11°km: 4'56''
12°km: 4'59''
13°km: 5'02''

Fiz 6 km abaixo de 5'/km e 7km acima de 5'/km. Mas isso não altera muito o resultado final do treino, fiz os 13km em 1H05'23'' e acabei o treino com o tempo desejado.
Agora é manter os treinos fortes durante a semana que está por vir e tentar fazer os 15km no próximo domingo a 4'55''/km.

" A força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável."

6 comentários:

  1. Muito bom mesmo meu bruxo, eu te falei que ias conseguir...
    E ainda vais te surpreender muito mais contigo mesmo...
    Qt a mim, pode contar sempre comigo, não vo te deixar mau nunca...meu bruxo.
    Agora e seguir em frente focado que o objetivo vai ser alcançado...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Treino longo é bom, pelo menos é o que tou sentindo nesse periodo que estou migrando dos 5km para os 10km, bora correr e o resto acontece!!

    ResponderExcluir
  3. Bom treinos Raphael!!!
    Essa prova é top e em Porto Alegre deve ser melhor ainda! Vai voar! É a prova perfeita no percurso perfeito! Um abraço,Carol.

    ResponderExcluir
  4. Fala Raphael blz ??

    Que otimo treinos hein, eu também tenho que começar a me apressar para a Asics, aqui em sampa será no dia 28.07, farei minhas duas ultimas provas nos proximos FDS depois é foco total na minha primeira meia.

    Forte Abraço e Obrigado pela visita

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Raphael, visse quando eu digo que o Sr. Garmin é o cara? Eu também to firme no treino pros 21k, a minha estréia será em 09-05, tá logo aí! Continua firme, que vais conseguir teu objetivo!

    ResponderExcluir