quinta-feira, 2 de maio de 2013

(35° competição) Meia Maratona Caixa de Porto Alegre

Distância: 21km
Tempo: 1H59'04''
Local:Porto Alegre/RS
Colocação Geral: 533°
Colocação na Categoria: 15°
Total de Corredores: 703

Enfim resolvi postar sobre a minha última prova, participei no domingo passado a Meia Maratona Caixa de Porto Alegre. Pela segunda vez resolvi encarar a distância de 21km, e não foi tão fácil quanto eu esperava que fosse ser.
Fui pra esse desafio acompanhado de dois amigos aqui de Pelotas, o Eder e o José Américo, que iriam correr essa distância pela primeira vez. Saímos de Pelotas no sábado pela manhã e fomos em direção a capital para fazermos uma boa prova. Chegamos lá por volta das 15h da tarde e fomos em direção ao shopping para fazermos a retirada do kit, na loja Centauro. Os guris conseguiram retirar o kit deles, mas o meu ficou só para o domingo, na véspera da corrida. Fiquei meio nervoso em relação a isso, mas sabia que tudo iria dar certo no final.
Logo após fazermos o que tínhamos pra fazer no shopping, fomos em direção ao hotel para descansar. 
Muito bom o hotel que ficamos, preço super acessível e a localização também era boa, facilitando nosso deslocamento na cidade. A noite fomos jantar no shopping, o cardápio foi um prato de massas, visando a prova do dia seguinte. Precisaríamos de uma boa reserva de carboidratos.
Dormimos cedo e acordamos mais cedo ainda. Eram 5 horas da manhã e já estávamos de pé e nos preparando para a prova, que começava as 8 horas. Fomos tomar café na rodoviária de Porto Alegre e logo após isso fomos em direção ao Parque Marinha (local da largada da prova).
Chegando lá os guris foram fazer a retirada do chip e eu fui no estande da caixa em busca do meu kit. Cheguei lá e ele não estava lá. Fiquei meio preocupado, mas pouco tempo depois o Horácio chegou com meu kit e acabou com as minhas preocupações.
Depois disso tudo o foco foi só na prova, em enfrentar os 21km que viriam pela frente. Minha estratégia era correr os 21km em 1H40'00''. Correr os 15 primeiros kilometros em 5'/km e forçar tudo que dava nos últimos 6km. Achei que eu iria conseguir fazer isso tranquilo, mas me enganei.
Nem me preocupei em ir muito pra frente na hora da largada, pois dessa vez eu não iria correr os tradicionais 3km, então largar na frente não era tão importante pra mim.
Hora da largada.
Larguei meio forte no 1°km, passei com 4'20'' e resolvi diminuir a passada, já que não era nesse ritmo que eu pretendia correr. Passei os 5km com 25' cravados e vi que era só manter aquele ritmo e tentar acabar a prova assim. Vi que tinha um corredor que estava correndo comigo, na mesma velocidade e resolvemos ir um junto ao outro, fica mais fácil correr quando se tem alguém do lado. Conversei um monte com o famoso "Biro-Biro", era a 27° vez que ele corria 21km, além disso ele já correu maratonas e a famosa São Silvestre. Ele pretendia fazer a prova em 1H45'00'', então resolvi ir com ele até a hora que eu iria dar uma forçada maior.
Passamos pelo décimo kilometro juntos e eu resolvi tomar o carboidrato em gel que eu levava comigo, no calção. Tomei porque dizem que é bom para dar energia na metade final da prova. Fiz isso e 3 kilometros depois eu estava com ansia de vomito, tentei segurar o máximo e continuar correndo, mas no 14°km não teve como segurar, tive que parar e vomitar.
Achei que depois disso eu iria conseguir correr normalmente, mas pelo contrário.. Meu corpo já não era a mesma coisa, me senti fraco e cansado. Até hoje não sei se foi em função da parada (por perder o ritmo que eu vinha correndo) ou pelo fato de eu vomitar.
Meus planos de fazer a prova abaixo de 1H40' haviam ido por água abaixo. Apartir daquele momento eu queria completar em 1H50' e comecei a correr visando atingir esse tempo, fiz o máximo que eu podia fazer e infelizmente cada vez ficava mais difícil atingir a marca que eu pretendia fazer.
Durante a prova.
O cansaço já era evidente.
Sofri demais nos últimos kilometros, mas eu jamais iria desistir de completar a prova, cruzei a linha de chegada com quase 2 horas de prova, infelizmente fiquei longe de fazer o tempo pretendido, mas sempre tem o lado bom das coisas. Consegui baixar 25' da minha primeira meia maratona, apesar de todas adversidades, eu consegui bater meu recorde na distância e agora só penso em melhorar esse tempo.
Reta final da prova.
Nunca fiquei tão feliz em ver a linha de chegada, consegui aumentar meu ritmo nos ultimos 400 metros e cheguei exausto, completei a prova com a certeza que eu não correria mais 1 kilometro. Fui quase ao limite e vi que falta muito para eu conseguir fazer uma maratona, 42km não é pra qualquer um mesmo.
Cruzando a linha de chegada.
Logo após isso eu fui procurar os guris pra saber como eles tinham se saído. O Eder fez a prova em 1H27' e o José Américo em 1H35', excelentes tempos. Foram merecedores disso, porque treinaram forte para atingir essas marcas.
Depois disso fiz um alongamento e fui para o lounge da Caixa, fiquei sentado ali esperando os guris desaquecerem (ainda bem que não me convidaram pra ir junto hahaha), eles chegaram e ficamos esperando as premiações. Logo depois disso fomos para o carro e começamos a agilizar as coisas para voltarmos para Pelotas.
Tirando a minha prova, a nossa viagem foi nota 10. Combinamos tudo antes de sair de Pelotas e tudo aconteceu certinho, como o previsto. Nenhum problema no caminho e agora já estamos pensando na próxima vez que vamos para Porto Alegre correr.
Tirei de aprendizado dessa prova que eu nunca posso usar algumas coisas na prova, sem antes experimenta-las nos treinos. 
Apartir de segunda-feira que vem (06/05) irei treinar para provas de maior distancia, quero correr 10km para estar preparado para a Golden Four da Asics, em junho. O Cristian Duarte vai me ajudar nessa batalha, que vai ser me preparar para correr essas "longas distancias", meu primeiro desafio está previsto para o dia 25 de maio, aqui em Pelotas mesmo. Não tenho pretensões em fazer um bom tempo logo agora. Três semanas de treino não vão ser o suficiente, mas no final de junho espero correr bem os 21km.
Queria deixar meu agradecimento ao Horácio Severi, pelo convite para correr a prova, eu não iria correr e ele me conseguiu uma cortesia para participar da prova.
Famoso Biro-Biro, aprendi bastante enquanto corri ao lado dele.
Medalha e meu número de peito.

10 comentários:

  1. Eu vou pros 10k também na etapa do Sesc de Poa, minha meta é nem pensar em tempo e sim em completar tranquilo.

    ResponderExcluir
  2. ui... esse tal de carboidrato é uma roubada mesmo... a minha primeira meia maratona eu tb cai na besteira de tomar essa merda... afff me fodi... fiquei com uma sensação de sede terrível... depois eu cai e me machuquei toda... afff que traumático!! Carboidrato em gel NUNCA MAIS!!! kkkk

    Mas parabéns!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, agora só em treinos.. Até o corpo acostumar!!

      Excluir
  3. minto... foi na minha segunda meia maratona que experimentei essa porcaria de carboidrato em gel..

    ResponderExcluir
  4. O importante é ter objetivo, foco...desistir jamais!! Parabéns pelo empenho!

    ResponderExcluir
  5. Valeu guerreiro!
    Tu falou em uma prova em Pelotas dia 25/05, qual será?
    Se puder e quiser, manda detalhes que ajudo a divulgar no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não posso te conseguir mais informações pois não sei de nada mesmo.. Sei que vai acontecer sim.. E pode deixar que te aviso!

      Excluir
  6. E ai meu velho! Parabéns pelo resultado na prova! O dia estava excelente para correr uma pena que tenhas passado mal. Treine bastante para a Golden Four, será uma novidade para nós gauchos.
    Abraços

    baleiaspoa-rs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Opa Raphael, bacana sua participação na prova, uma pena o mal estar durante a prova.

    Sou André Bandera, de Campo Grande MS, eu que dois amigos participamos da prova em POA.

    Parabéns pela participação, em uma nova oportunidade um tempo que almeja sairá.

    Se puder visita o blog do amigo Rodrigo Augusto, ele participou da prova também.

    Link: http://corridaderuams.blogspot.com.br/

    Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  8. E aí Raphael. blz.
    Primeira vez por aqui, mto bom seu blog e suas corridas.

    Quanto a esta prova, que pena que não lhe caiu bem o carboidrato em gel, te atrapalhou bem. Tem que ver se é a marca para escolher outra ou se foi só no dia.
    Como meu amigo já falou acima, nós fomos do MS correr essa Meia-MAratona tbm.
    Gostamos mto de correr por aí. Passe na nossa postagem dessa prova.

    Abraços,
    Rodrigo Augusto


    ResponderExcluir