segunda-feira, 6 de maio de 2013

(36° competição) Circuito SESC de Corridas, etapa Rio Grande


Distância: 5km
Tempo: 19'27''
Local: Rio Grande/RS
Colocação Geral:
Colocação na Categoria:
Total de Corredores: 38

Fiquei toda a semana sem treinar em função da prova que corri no domingo passado, fiquei praticamente toda a semana com dores e acabei ficando sem correr. Eu tinha um treino marcado pra quarta-feira passada, mas infelizmente não pude treinar porque eu ainda não me sentia confortável, o jeito foi descansar bem o corpo e esperar fazer uma boa prova hoje.
Saímos de Pelotas por volta das 6:30 da manhã e fomos em direção à cidade de Rio Grande, apenas 60 km de distância separam Pelotas da cidade sede da quarta etapa do Circuito SESC de Corridas.
Chegamos lá e eu fui fazer a retirada do meu kit, dessa vez resolvi correr 5km, esse ano não pretendo mais correr 3km em nenhuma etapa, quero pegar uma boa base nos 5km e enfim subir correndo bem para os 10km.
Logo após a retirada do kit eu fui conhecer a tenda da Transpyre, grupo de corrida do meu amigo Cristian Duarte. Ganhei uma camiseta dele para usar na prova, a qualidade da camiseta é excelente. O Cristian além de meu amigo agora é meu treinador, a partir dessa terça-feira eu irei começar a fazer os treinos que ele me passará através de uma planilha de treinos que ele está planejando para mim.
Bom, hoje eu fui correr com a intenção de fazer uma boa prova. Não pensei em momento algum em pódio. Além do nível alto na prova, eu iria usar a competição de hoje como teste pra ver em quanto tempo eu estava fazendo os 5km. Afinal a minha última prova nessa distância havia sido em janeiro, cerca de 4 meses atrás. Depois disso foquei meu treinamento para correr 3km. Eu estava com receio de não conseguir correr bem, pois eu não tinha idéia de como eu iria me sair nesse "desafio". Acho que essa é a palavra mais correta pra usar em relação a prova de hoje, porque meu intuito era me desafiar e dar o melhor de mim e me testar.
Pouco depois disso, encontrei vários conhecidos meus de diversas localidades do estado e vários deles perguntavam se eu havia ou não ganhado o tênis da promoção GORun Skechers e falando nele, já estou louco para estreiá-lo.
Agora vamos falar sobre o que interessa: A prova.
Primeiro largou a turma dos 3km, nessa prova a Mariana correu. Fez uma boa prova e apesar dos 200 metros a mais, ela conseguiu bater seu recorde de tempo. Muito bom pra quem correu apenas 3 corridas até hoje.
Outra pessoa que correu os 3km foi meu grande amigo Rafael Nunes, o nível estava alto demais, mas ele fez o que podia fazer de melhor e ficou em quarto lugar no geral da prova e em primeiro na categoria, mais uma vez pontuou e se manteve na liderança por pontos nos 3km comerciário.
Os três primeiros colocados da prova foram:

1° lugar: Marcelo Jesus - Ascorp
2° lugar: André Hartwig - Ascorcam
3° lugar: Claiton Lopes - Ascorcam

Logo após a largada dos 3km, era a largada dos 5km e 10km, ambos largariam juntos, já que o percurso era o mesmo. A única coisa que diferenciava era o número de voltas, quem correu 5km deu apenas uma volta no percurso e quem correu 10km obviamente faria duas voltas.
Eu não me preocupei em ir muito pra frente mais uma vez, minha corrida não era contra os outros dessa vez, mas sim contra mim. Minha previsão era de fazer a prova em 20', se eu conseguisse baixar disso, já seria muito bom.
Me concentrei bem para fazer o meu melhor e fui em busca disso.
Momentos antes da largada.
Depois que foi dada a largada, eu comecei a imprimir meu ritmo. Eu estava acompanhando o Eder e o Michel. Então o Eder me alertou dizendo que o ritmo estava muito forte pra mim, pois ele estava correndo pra fazer a prova com o tempo de 18'30'', então resolvi dar uma diminuída no meu ritmo, pois provavelmente eu iria quebrar durante a prova.
Procurei alguém que eu pudesse correr lado a lado até o final da prova, procurei alguém que eu sabia que baixava de 20' e que eu poderia aguentar junto até o final da prova. Foi nesse momento que eu encontrei a Luisa, minha colega de equipe que está correndo muito. Em quatro etapas, ela venceu as quatro nos 5km. Eu sabia que o tempo dela era bem parecido com o meu, então encostei nela durante a prova e falei para irmos juntos até um ou o outro aguentasse, assim um puxa o outro até o final da prova.
Passamos os 2 primeiros kilômetros juntos e conseguimos manter até o terceiro, quando eu avistei meu colega de equipe. O Marcus correu todo tempo na minha frente, quando eu o alcancei eu pedi para que ele me acompanhasse  já que faltavam apenas 2km para completar a prova. Ele pediu para que eu mantivesse o meu ritmo porque ele não aguentaria até o final assim.
Eu, Marcus e Luisa (á direita)  na frente.
Poucos metros na minha frente estava a Luisa, correndo e mantendo o que havíamos combinado quando resolvemos correr juntos. Fiquei atrás dela até a passagem do quarto kilometro, após isso eu resolvi dar uma apertada no ritmo e já chamei ela pra abrir comigo, aumentamos a velocidade para enfim batermos nossos recordes na distância.
Faltando cerca de 500 metros para acabar a prova, o Rafael Nunes veio me buscar e me fez correr forte até o final da prova. Quando ele chegou do meu lado, eu achei que eu não fosse aguentar correr naquele ritmo que ele havia me proposto, mas fechei os olhos e fui até o final. Se não fosse ele vir me ajudar, eu não teria conseguido abrir o ritmo do jeito que abri e meu tempo não seria como foi hoje. Estou devendo uma pra ele e agradeço pela atitude, isso sim é um verdadeiro colega de equipe.
Reta final da prova e o Rafael correndo ao meu lado.
Cruzei a linha de chegada exausto, mas feliz pelo exito no meu objetivo. Completei a prova em 19'27'' (faltou pouco mais de 100 metros pra fechar os 5km), e fiz meu melhor tempo na prova. Após concluir a prova eu estava cansado demais, mas eu sei que se eu forçasse um pouco mais, eu conseguiria fazer um tempo melhor. Mas estou muito feliz pelo meu resultado, afinal estou correndo muito melhor que no ano passado. Agora é focar nos treinos que começam na terça-feira e melhorar dia após dia.
Cruzando a linha de chegada.
Depois de descansar alguns minutos, fui buscar alguns amigos que estavam correndo 10km, o primeiro que eu busquei foi outro companheiro de equipe, o Dejair. Logo após ele completar a prova, eu fui buscar minha amiga Angela, de Camaquã. Eu vi que foi muito importante quando foram me buscar hoje e resolvi fazer isso pelas pessoas que eu sabia que mereciam também.
Quando saíram os resultados, eu fui olhar sem nenhumas pretenções, mas para minha surpresa eu consegui beliscar o terceiro lugar na minha categoria.
Fiquei feliz em dobro, afinal eu consegui fazer a prova que eu pretendia fazer e ainda de quebra, levei mais uma medalha pra casa. 
3° colocado categoria 20/29 anos.
Agora é aumentar a carga dos treinos e aos poucos tentar melhorar meus tempos e enfim começar a correr 10km. Queria agradecer à todos que torcem pela minha evolução correndo e que me apoiam nas corridas.
Otávio, Gilda, Horácio, eu e Mariana. (Night Runners Pelotas).
O Pessoal do Night Runners Pelotas também se fez presente no evento, corredores sempre em busca de qualidade de vida. Todos estão de parabéns, não pelo tempo ou por pódios, mas sim pela participação. Esse é o espírito.

Grande Fábio.
Everton, Marcelo, Diego e Geferson. Só as feras.
Eu e a Mariana pagando de turistas, pouco antes de voltarmos para Pelotas.
Não esqueçam de curtir minha página no facebook, é só clicar aqui e curtir.
Não sei qual vai ser minha próxima prova, mas provavelmente será no próximo dia 25 aqui em Pelotas, ainda não sei se vou correr 5km ou 10km. Tenho 20 dias pra treinar e decidir, no mais era isso. Bons treinos!

5 comentários:

  1. Marcus Gante Martinez6 de maio de 2013 às 14:54

    Mais uma vez te superando heim amigão, obrigado de coração pelo teu apoio, e que Deus te ilumine teus passos campeão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando dos seus textos!! Sucesso!!

    Estou iniciando o meu blog: http://correreuemeutenis.blogspot.com.br/

    Bons treinos e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por teu resultado, agora com novo desafio nos 10k, que venham muitas vitórias... Agradeço de coração a força que tu me deu na chegada, nem sabe o quanto me fez bem, e não vou esquecer nas próximas provas as tuas palavras, "Sorriso no rosto"... tu és um grande amigo, valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Pode cre bruxo :D !Parabéns legal msm :D !

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo "tempo queniano"!!!
    Tá voando!!!
    Bons treinos!!

    ResponderExcluir