quarta-feira, 29 de maio de 2013

(37° competição) Rústica do Dia do Desafio

Distância: 3,3km
Tempo: 12'19''
Local: Pelotas/RS
Colocação Geral: 21°
Colocação na Categoria: (não havia)
Total de Corredores: (cerca de 200)

Nem lembro qual foi a última vez que eu havia competido em Pelotas, mas se não me engano foi em janeiro, numa rústica do GAEC. Ontem usei essa prova como um teste para ver a evolução que eu tive de um ano pra cá.
Corri essa mesma prova, nessa mesma data no ano passado e fiz os 3,3km em 13'28'' e minha intenção nesse ano era baixar esse tempo, e consegui.
Na minha opinião o termo "Dia do desafio" é auto explicativo, esse é o dia que temos que nos desafiar, por isso convidei vários amigos meus para correrem e começarem com a prática da corrida, infelizmente poucos foram até lá. Talvez a culpa tenha sido da chuva, ou foi a preguiça que não deixou eles saírem de casa.
Cheguei lá por volta das 22:30 e a largada estava prevista para 00:01, fiquei um bom tempo conversando com amigos que iriam participar da prova.
Alguns queriam bater recorde pessoal, outros voltando de lesão e queriam usar a prova como teste e outros queriam apenas participar, sem competir.
Minha intenção era apenas participar da prova, mas como não consegui treinar na parte da prova, eu resolvi dar uma forçada e ver se eu conseguia baixar o tempo que eu fiz no ano passado.
Eu não tinha noção exata de como eu me sentiria ontem porque mudei totalmente meu treinamento, estou focado para correr 21km na Golde Four Asics no dia 30 de junho e todo mundo sabe que correr 3km é bem diferente de correr 21km. Ou seja, o treinamento vem sendo bem diferente.
Antes eu fazia tiros de 200m, 400m e 600m. Hoje em dia eu faço de 1km e as rodagens vem sendo mais longas, estou correndo na base de 10km por dia.
Os treinos mudaram e eu precisava saber como eu me sentiria correndo uma prova curta, que era o tipo de prova que eu costumava correr.
Dessa vez até o prefeito de Pelotas resolveu participar da prova, espero que não seja jogada política e que enfim possamos receber apoio da prefeitura e que haja investimento no esporte, afinal isso vem fazendo muita falta em Pelotas. Acho que só há apoio por conveniência, espero que eu esteja enganado e torço para que Pelotas cresça logo no mundo do esporte.
Na hora da largada, eu fiquei um pouco atrás da linha de frente, com isso eu passei por aquele sufoco que sempre acontece na largada das provas.
Muitos corredores saíram correndo muito rápido, dando tiro praticamente e em menos de 3 minutos eles já estavam ficando para trás, não souberam dosar e cansaram cedo demais.
Eu fui fazendo minha prova tranquilo, até que encontrei a Luisa. Como de costume, corremos juntos e ela foi a campeã feminina na prova.
Eu encontrei ela nos primeiros 500 metros de prova e fomos juntos praticamente até o final. Ela estava correndo bem e eu fiz a prova com ela e pra ela. Eu puxei ela até o último kilometro, quando eu vi que ela já estava com uma boa vantagem em relação a segunda colocada eu abri a passada e dei um sprint final, consegui forçar nos últimos 600 metros e ultrapassei vários competidores e cheguei tranquilo, sem me sentir como eu me sentia antes após o final das provas. Sei que eu aguentaria mais 1 ou 2km correndo no ritmo que eu corri, gostei do meu desempenho ontem justamente por isso, eu vi uma boa evolução em mim, talvez seja porque me acostumei com treinos mais longos. Ontem foi um tiro curto e não senti praticamente nada.
Acredito que esse último mês de treinos vem dando resultado e eu estou vendo uma grande diferença no meu desempenho, antes eu corria 3km forte e chegava exausto no fim da prova, ontem foi diferente disso.
Consegui baixar 1'09'' em relação ao ano passado. Pode parecer pouca coisa, mas baixar 1' correndo 3km é muita coisa.
Fiquei satisfeito com o meu resultado e agora tô mais confiante para correr minha primeira prova de 10km, e isso já vai acontecer nesse próximo domingo na cidade de Santa Cruz do Sul, minha meta é baixar dos 42' e acredito que eu consiga fazer um pouco melhor que isso, mas só domingo para eu saber.

Pessoal do Night Runners pouco antes da prova.
Após a prova.
Esse trio vai voar na Golden Four Asics hein.
Só tenho a agradecer ao Cristian Duarte por me ajudar diariamente nos meus treinos, estou evoluindo de forma rápida e isso é muito importante.
Também queria agradecer pela força de sempre e parabenizar o Rafael Nunes pela prova de ontem, 8° colocado no geral.
E parabenizar todos aqueles corredores que foram correr nessa noite chuvosa. Em especial para o pessoal da ASCORP e do Night Runners que estão sempre correndo, com chuva ou sem chuva, fazendo da corrida de rua uma marca da cidade de Pelotas.
Agora é dar uma freada nos treinos e focar na prova de domingo e esperar voltar de Santa Cruz com um bom resultado, até mais.

6 comentários:

  1. Estive participando pela primeira vez e adorei. Parbaéns pela tua dedicação e classificação. Sabes dizer se a classificação geral foi divulgada? procurei e nao encontrei...
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saiu ainda, assim que eu souber vou postar na minha fanpage (https://www.facebook.com/rkurzrun), da próxima vez tenta se identificar por favor.. e continue correndo!!

      Excluir
  2. Marcus Gante Martinez29 de maio de 2013 às 22:27

    Parabéns amigão!!! teus objetivos estão sendo alcançados, que Deus te ilumine o teu caminho!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Onde posso encontrar o resultado geral?

    ResponderExcluir
  4. Valeu meu amigo, obrigado pelas palavras...a tendência e que vamos evoluir mais e mais se deus quiser vamos estourar na Golden.

    ResponderExcluir
  5. Olá Raphael,

    Parabéns pelo seu tempo na prova. Vamos torcer pelo sub 42min em Santa Cruz do Sul.

    E que venha os 21k da Golden Four!

    Abraços e bons treinos campeão!

    ResponderExcluir