segunda-feira, 3 de junho de 2013

(38° competição) Circuito SESC de Corridas, etapa Santa Cruz do Sul

Distância: 10km
Tempo: 42'57''
Local: Santa Cruz do Sul/RS
Colocação Geral: 13°
Colocação na Categoria: 
Total de Corredores: 25 (comerciário)


Dessa vez a viagem foi mais longa, eu e a minha equipe saímos de Pelotas por volta das 2 horas da madrugada e chegamos em Santa Cruz do Sul as 6h da manhã. A viagem de ida foi bem tranquila, tirando a parte que eu não consegui dormir nem 30 minutos, porque o micro ônibus é muito apertado e eu acabo sofrendo um pouco por causa disso, outra coisa que preocupou quando estávamos indo, era a neblina. Na madrugada estava praticamente impossível de enxergar em virtude da forte neblina que se fez presente naquela noite.
Chegamos em Santa Cruz e fomos tomar café, ainda faltavam 3 horas para o início da prova, tínhamos muito tempo pela frente, até a hora da prova.
Depois que comemos, fomos em direção ao SESC para fazermos a retirada dos kits, chegamos tão cedo lá que tivemos que esperar um pouco para retirar nossos kits. Até agora esse foi o melhor kit que eu recebi numa etapa do SESC, recebemos um squeeze, além da camiseta da prova.
Depois disso comecei a me concentrar mais na prova e planejar o que eu pretendia fazer. Eu nunca havia competido nos 10km, pra mim seria uma experiência nova, mas eu precisava correr pra não perder meu treino para a Golden Four Asics, não adiantava nada eu ir correr 3km e perder um treino longo, meu foco total está na prova em Porto Alegre, no dia 30 de junho.
Dessa vez usei o GPS do Dejair Nobre, que não pode ir para Santa Cruz, falei com ele e ele me emprestou e foi muito importante na minha prova. Sem GPS não dá pra correr essas provas "mais longas", valeu Dejair, tu é o cara hahaha
Fu fazer meu aquecimento e apanhei bastante para conseguir configurar o GPS, eu não estava acostumado com aquele modelo, mas consegui ajustar para a prova. Após isso fui em direção a linha de largada e pensei só em fazer o meu melhor, eu não sabia qual seria o meu resultado, afinal eu estava ali para me testar e usar a prova como um treino mais forte.
Eu estava meio nervoso na hora da largada, mas já havia decidido que eu iria correr os primeiros 5 km a 4'10''/km e ver como eu me sentiria nos 5km finais da prova.
Foi isso que eu fiz, corri os 5 primeiros km no ritmo desejado, passei o 5°km com o tempo de 20'53'' mas sabendo que ainda faltavam mais 5km para completar a prova. Na metade final da prova, o Marcelo Jesus me acompanhou e me deu um apoio para que eu pudesse completar com um bom tempo.
Corri no ritmo desejado até o 7°km, depois disso peguei uma subida mais forte e ali sim, morri. Comecei a sentir bastante e dei uma boa quebrada no meu rítmo, concluindo a prova em 42'57''.
Eu queria fazer a prova em 41'30'', no máximo em 42', mas dessa vez não consegui.
Mas aprendi demais com essa corrida, aprendi que pra correr 10km, tem que usar muito o lado psicológico, é uma prova muito diferente das provas que eu costumo participar (3km e 5km), também percebi que não posso sair num ritmo muito forte, porque eu posso quebrar feio na metade final da prova. Tenho que aprender a controlar bastante meu ritmo para concluir a prova bem.
Pra mim ontem o mais importante foi fazer uma boa prova, o que mais importou foi o meu tempo, eu não estava preocupado com premiação, afinal é muito difícil pegar alguma premiação nos 10km. Ainda mais na minha categoria (20/29 anos) uma das categorias mais fortes nos 10km comerciário. Gostei muito da minha prova e fiz o que eu poderia ter feito, talvez eu pudesse ter me saído melhor se o percurso fosse 100% plano, infelizmente escolhi a prova errada para fazer minha estreia nos 10km.

Classificação final da minha categoria.
O pessoal da ASCORP foi muito bem ontem lá em Santa Cruz, trouxeram 6 troféus para casa e muitas medalhas conquistadas. Minha namorada correu 5km pela primeira vez e conquistou o segundo lugar na categoria dela, fiquei super feliz por ela, está começando com tudo.
Meu amigo e companheiro de treinos arrebentou ontem e ficou em terceiro lugar nos 3km comerciário, estamos treinando forte para fazer uma boa prova em Porto Alegre, vamos voar na Golden (pelo menos pretendemos).
Semana que vem ele vai fazer pela primeira vez os 10km, vai correr a rústica da Unimed na cidade de Rio Grande, com certeza vai fazer uma boa prova, vamo que vamo Rafael Nunes.

Rafa e seu troféu de 3° lugar.

Mariana, eu, Otávio e Rafael representando o pessoal do Night Runners Pelotas.

Eu e a Mariana com os campeões Marcelo Jesus e Everton Oliveira.
Meu grande amigo Marcus Martinez conseguiu ficar em terceiro lugar na sua categoria correndo 5km, esse cara merece meu respeito. Ele largou uma vida de drogas, bebida e loucuras e começou a correr, já fazem 6 meses que eu conheço ele e só tenho bons adjetivos para falar sobre ele, com certeza foi o grande amigo que eu arrumei nas corridas esse ano, esse tem meu respeito. Quero que tu continue dedicado como tu és, porque tua hora vai chegar meu velho, confio em ti.


Eu e o Marcus após a prova.
Meu agradecimento hoje vai em especial para o Cristian Duarte que ajustou meus treinos para essa prova e está planejando minha planilha para essas últimas semanas de treino pré Golden Four, confio no trabalho dele porque estou vendo o resultado mesmo. Quem quiser saber mais sobre o trabalho do cara, é só acessar o blog da Transpyre.
Fiquei satisfeito com o meu desempenho, espero que eu possa fazer uma boa prova na Golden Four Asics, pretendo baixar de 1H38'. Vou aproveitar essas três semanas que tenho para treinar e fazer tudo certinho até lá, não vou participar de nenhuma competição nesse mês, só para colocar meus treinos em dia até o dia 30 de junho, espero que o meu resultado seja bom, eu confio em mim.
Pra quem ainda não curtiu minha página no facebook é só clicar no link e curtir https://www.facebook.com/rkurzrun?fref=ts. Eu uso a página para divulgar provas e posto fotos sobre corridas, espero que gostem.
Por enquanto era isso, queria dar parabéns para todos que correram ontem, independente do resultado, só por correr já somos vitoriosos. Até mais e bons treinos.

9 comentários:

  1. Marcus Gante Martinez3 de junho de 2013 às 23:16

    Parabéns Raphael, foi um ótimo teste para ti, continua focado que tu vai melhorar muito teu tempo na meia maratona da Asics!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Raphael!!! Um tempo muito bom mesmo assim. Feliz por você e suas conquistas.

    Domingão, é aqui em Rio Grande!!!! =)

    abraço

    Geisa
    www.correreuemeutenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Grande Rapha! Parabéns por manteres o foco. Vais chegar lá com tudo, tenho certeza! Foste um vitorioso ainda maior por algumas questões que poderiam estar melhores na organização do SESC/RS em Santa Cruz do Sul: 1ªA largada atrasou bastante; 2ªO percurso foi bem maior que o divulgado; 3ªNão havia sequer um ponto marcando a distância, diferentemente das outras etapas. Esses fatores acabam contribuindo com uma perturbação no psicológico do corredor e tiraste de letra!

    ResponderExcluir
  4. Aí cara, primeiros 10 Km e conseguiu um 6º lugar na categoria com um bom tempo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os
      dois primeiros colocados da minha categoria foram para o geral, entao
      consegui ficar em quarto na categoria.. valeu meu velho, abração

      Excluir
  5. É isso ae meu bruxo, tenho certeza que ficasse com o pensamento que podes melhorar, e podes mesmo, mas pela primeira vez fosse muito bem...
    O negócio é focar para a Goldem agora..
    E pode ficar sabendo que se você não conseguir atingir teu objetivo, vou ficar triste contigo, pois sei o quanto você te esforça para conquistar tuas metas, estamos sempre juntos, estarei sempre junto...
    PODE CONTAR SEMPRE COMIGO...abraço fera.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, sorte para vc e para a Mariana...esperamos vcs em POA. Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Ola Raphael ,

    Muito bom, excelente tempo! Parabéns pela estréia nesta distância, o percurso foi bem desafiador.
    Gostei muito do seu tempo!
    Bons treinos!

    Abraços,

    Marcelo
    www.corramais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Raphael, 4º na categoria pra quem estreou nos 10k, tá ótimo, e parabéns também pra Mariana, tá voando... Que venha a Golden Four Asics! Grande abraço;

    ResponderExcluir