quarta-feira, 7 de agosto de 2013

(42° competição) Circuito SESC de Corridas - etapa Torres.

Distância: 3km (no GPS marcou 2,94km)
Tempo: 11'18''
Pace: 3'51''
Local: Torres/RS
Colocação Geral: 
Colocação na Categoria: 
Total de Corredores: ?

Hoje irei postar sobre a prova que eu participei no último domingo, prova realizada na cidade de Torres/RS. Resolvi mudar o formato das postagens sobre as minhas provas, espero que esse novo formato seja aprovado pelo leitores, creio que esse novo padrão que irei aplicar, facilitará bastante a leitura e destacará pontos importantes sobre fatos que ocorrem nas viagens e nas provas. Comentem a respeito do novo formato e me digam se aprovaram ou reprovaram.

Viagem (ida):
Saímos de Pelotas na tarde de sábado por volta das 15:30 e fomos rumo a Capão da Canoa, cidade onde iríamos ficar hospedados. Capão da Canoa fica cerca de 70km de distância de Torres. Ficamos hospedados no hotel Paradyse, hotel no qual eu já havia me hospedado algumas outras vezes, afinal a dona do hotel é minha dinda e ela nos conseguiu essa barbada para ficarmos lá. Chegamos em Capão da Canoa por volta das 21:30, após o motorista da nossa van se perder e atrasar um pouco da nossa viagem, mas no final tudo foi motivo pra piada.
Jantamos logo após chegarmos, alguns foram pra cama e outros ficaram jogando sinuca ou futebol de mesa. Eu fiquei jogando com os guris. Apanhei na sinuca, mas deitei jogando futebol de mesa. Voltei de lá invicto! hahaha
Depois fui pra cama descansar, porque a prova seria difícil no dia seguinte.

Pré-prova:
Acordei as 6h da manhã de domingo, tomei café e partimos em direção a Torres.
Chegando lá, fui fazer a retirada do meu kit, dessa vez a camiseta era bonita (a minha eu dei de presente para o meu dindo).
Encontrei vários amigos meus por lá, alguns aqui da cidade e outros de outras regiões do estado. Amigos que conheci pela internet (facebook e blog), acho que essa é uma das boas coisas que a corrida nos trás: diversas amizades.




Logo após isso, comecei a pensar na prova. Troquei de roupa e fui dar uma troteada pra aquecer, eu sabia que essa prova iria ser muito complicada pra mim, meus treinamentos estão completamente voltados pra Meia Maratona de Punta Del Este no final de setembro, então voltar a correr 3km seria bem complicado. Afinal, minha carga de treinos está muito alta.
Na semana da prova eu fiz dois treinos bem longos, fiz 15km na segunda-feira e 17,5km na quinta-feira e talvez eu pudesse me sentir travado, mas só correndo eu iria saber.
Eu sempre gostei de correr provas de 3km, mas agora com esses treinos mais longos, com o volume semanal muito maior, provavelmente eu iria sentir bastante na prova.

Prova:
Na hora da largada, eu procurei me colocar na parte da frente, mas não consegui ficar muito bem posicionado, fiquei meio atrás de onde eu costumo largar.
Logo que foi dado o sinal de largada, eu tive que desviar de várias pessoas que se enfiam na frente e na hora de correr, correm num ritmo bem mais lento, acabei me complicando um pouco até conseguir desviar de todos esses "problemas" que acontecem com frequência em algumas provas.


Largada.
Após conseguir correr, eu tentei imprimir meu ritmo. Saí alucinado pra recuperar meu tempo "perdido" na largada. Aumentei bastante e me senti tranquilo correndo, passei o 1°km muito tranquilo.
Corri bem até completar o 2°km também, pra mim estava tranquilo demais, afinal eu vinha treinando 10km, 13km, 15km.. Não teria como eu sentir alguma coisa correndo apenas 2km.
Mas se engana quem pensa que provas de 3km são provas fáceis. Correr 3km exige muito mais de um atleta, que correr 5km. Correr 3km o atleta precisa estar muito bem de velocidade, além de ter muita explosão e resistência pra aguentar toda prova mantendo um bom ritmo.
Quando completou o 2km eu estava na parte mais bonita do percurso, porém também era a parte mais complicada de correr, pois haviam várias irregularidades no percurso, praticamente corri em zig-zag, tivemos que desviar de água e correr na areia, por alguns metros, mas já dificulta um pouco pra quem quer baixar tempo em determinadas distancias.
No último quilometro eu perdi minhas forças, corri muito bem os 2 primeiros quilometros, mas no 3° foi um desastre.
Eu sempre usei a estratégia de deixar pra aumentar o ritmo no ultimo quilometro, mas dessa vez pareceram que as minhas pernas travaram e eu estava sem força nenhuma pra aumentar, eu consegui manter o ritmo que eu estava fazendo, mas eu queria aumentar e não conseguia, isso me deixou bastante chateado. Mas também tenho que saber relevar isso, já que meu treinamento está 100% voltado para Punta del Este em setembro. Impossível uma pessoa manter a mesma performance nos 3km, treinando para provas de 21km, são coisas totalmente opostas.
Cruzei a linha de chegada com 11'18'', diminui bastante meu tempo em relação a etapa de Torres de 2012, ano passado eu fiz esse mesmo percurso em 11'41''. Com certeza em 2014 eu irei baixar ainda mais esse tempo.


Cruzando a linha de chegada.
Aí estão minhas parciais em cada quilometro, registradas pelo meu GPS.
1°km: 3'40''
2°km: 3'46''
3°km: 3'50''

Pós-Prova:
Após eu completar a prova, eu fiquei meio abalado pelo fato de eu não conseguir fazer a prova que eu pretendia. Isso acontece com vários atletas e eu tenho certeza disso.
Não adiantava nada eu ficar do jeito que eu fiquei, tenho que me cobrar depois de Punta. Em outubro volto com tudo pra treinar pros 3km visando a final do circuito em Porto Alegre.
Combinei com a Mariana que eu iria buscar ela logo após eu completar minha prova, peguei um copo d'água e fui ao encontro dela. Encontrei ela faltando cerca de 500 metros pra acabar a prova, ela não estava nem suando e mesmo assim conseguiu bater seu recorde nos 3km, baixou de 20' para 17' alto. Dei uma força pra ela no final da prova e ela se saiu muito bem e conseguiu ficar em 1° lugar em sua categoria (20-29 anos usuário).


Completando a prova com a Mariana.
Depois voltei para buscar meu amigo Kleitom, ele estava correndo 5km e fez uma baita prova, ele também vai para Punta del Este comigo, está com a carga de treinos muito alta, mas mesmo assim fez um bom tempo nos 5km. E por último voltei pra buscar meu grande amigo Dejair Nobre, esse cara é fera. Ele estava correndo 10km e fui encontrá-lo na parte final da prova, faltando 1km eu fui com ele até a linha de chegada. E ele como é meio viciado por corridas, correu mais 5km pra dar uma treinada para a Maratona de Punta del Este. Quero ver segurarem ele por lá hein..
Depois disso encontrei um outro amigo blogueiro, o Eduardo Gonçalves. O cara é fera, já está fazendo bons tempos no 5km, com o tempo ele vai estar voando!


Grande Eduardo!
Depois disso fiquei esperando sair os resultados dos 3km, confesso que pra essa prova eu nem pensava em pegar nada de premiação na categoria. Tanto é que eu não fiquei com aquela ansiedade que eu sempre tive, pra saber os resultados. Meu objetivo principal seria fazer um bom tempo e correr bem, não consegui fazer isso do jeito que eu queria, mas poderia ter sido bem pior.
Fui ver o resultado e eu fiquei em primeiro lugar na minha categoria, trazendo mais uma medalha para casa. É sempre bom vencer e subir no lugar mais alto do pódio (nem que seja na minha faixa etária).


Pódio 3km comerciário (20-29 anos).
Depois que recebi a premiação, fiquei esperando até o momento de retornarmos para o hotel. Fiquei conversando com a Mariana sobre a prova, na verdade eu mais me lamentei, que conversei.
As vezes me cobro demais, mas faz parte e garanto que todo atleta que quer vencer, se cobra assim como eu faço.


Eu e a Mariana com as nossas medalhas.
Primeira prova que eu viajo com a equipe Decide e confesso que me surpreendi com o pessoal. Quem vê de fora acha que é uma coisa, mas convivendo percebe que é outra totalmente diferente. Tudo muito bem organizado e sempre conversamos sobre as decisões que iremos tomar. Isso sim que é um trabalho de equipe.


Equipe Decide.
Gostei muito do ambiente lá e espero que eu não tenha incomodado ninguém com as minhas cantorias e gritos na van, vão ter que se acostumar com isso no decorrer do tempo.

Viagem (volta):
Voltamos para o hotel apenas para tomar banho e almoçar, já que a viagem de volta seria longa e um pouco cansativa.
Eu tenho que agradecer inúmeras vezes a minha dinda que nos cedeu hospedagem e alimentação de alta qualidade de uma forma muito fácil, ficamos lá por uma noite e todos saíram satisfeitos com a forma que fomos atendidos. Tenho certeza que voltaremos lá outras vezes.
Foi muito importante pra mim, pois vi minha família e dessa vez todos estavam juntos, como há tempos não acontecia.


A grande família reunida mais uma vez.
Logo após nos despedirmos de todos em Capão da Canoa, partimos de volta em direção a Pelotas. Voltei escutando o GRE-nal, infelizmente o meu Grêmio não conseguiu vencer o fraco time do Inter, mas isso não vem ao caso. O importante é que vamos ser campeões brasileiros esse ano.
Chegamos em Pelotas por volta das 19 horas. A viagem foi muito boa, mas agora só volto a viajar com a equipe em outubro. Vou focar na prova de Punta del Este e tentar buscar um bom resultado por lá.

Saldo positivo da viagem:
- Conhecer e me dar bem com pessoas que eu jamais imaginaria que fosse possível.
- Ficar perto da minha família.
Saldo negativo da viagem: Pessoas que eu sempre me dei bem, fingirem que eu nem existo, falta de humildade.

Queria deixar meu agradecimento especial para o Cristian que vem ajustando meus treinos mês após mês, para que eu possa estar completo e correr muito melhor no ano que vem. Também agradeço ao Roberto Filho (dono da empresa Sprint Tênis) por ter me doado um par de Sprint, que foi usado nessa prova. O tênis é muito confortável e indico vocês para conhecerem a empresa clicando no logotipo localizado na parte direita superior do blog.
Por enquanto é isso pessoal, espero postar sobre meus treinos daqui alguns dias. Até mais.

16 comentários:

  1. Vamo lá sou o primeiro a comentar, é sempre um grande prazer encontrar amigos que a gente faz no face ou blog nas corridas, a formatação do blog ta perfeita, já venho fazendo isso deus de Tramandai, e correr é mete o sorriso no rosto depois da prova e curti...grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. É Isso aí, Rafa!
    Como atleta, teu futuro é promissor, agora, como torcedor, é negro, hahahaha.
    Faz favor, campeão brasieiro em 2013???, já viu vaca voando????
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sou um admirador teu, cara. Tu sabes disso. Melhorasse o teu tempo em relação ao ano passado e com uma enorme carga de treinos. Cara, tu vais longe!

    ResponderExcluir
  4. Pessoal muito legal...equipe maravilhosa, foi muito bom ter vocês aqui no Hotel Paradyse, grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Rapha detalhadissimo o seu relato, muito bom cara parabéns duplo pelo blog e pelo pódio é isso mesmo,,.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Foi muito bom mesmo tanto a corrida com o percurso lindo quanto o passeio com o pessoal da equipe que por sinal são muito gente boa, e também rever pessoas queridas em Capão. Parabéns pelo resultado!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Rapha pelo bolg, muito bom.
    Agora gostaria de saber como sobrou forças para buscar tanta gente? kkkkk!!!
    Mas é isto mesmo, sempre chegamos mortos na linha de chegada, e mesmo assim não medimos
    esforços para ir buscar nossos amigos, dar aquele empurrãozinho, para o sprinti final!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Vera!! Pior que é verdade, a gente tira forças do nada pra buscar os amigos.. Isso é normal né?? Nos encontramos em Punta!! Abraços

      Excluir
  8. Parabéns pelo resultado Raphael,
    Gostei do formato. Ê um ótimo registro para registrarmos detalhes e sensações, depois de passar um tempo, quando lemos novamente, parece que foi ontem.
    Bons treinos campeão!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcelo, resolvi mudar porque vai facilitar bastante nas outras postagens, pois assim é só eu continuar usando esse molde de post, facilita muito!!
      Abração

      Excluir
  9. Parabéns, como sempre, ótimos resultados e agora com a Mariana no teu encalço hehe... Quanto ao Blog ficou muito bom, o texto muito agradável e divertido, aliás, não se deixe abater por algumas coisas chatas que acontecem, fazem parte do aprendizado, não é mesmo? Grande abraço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mariana já tá correndo muito bem mesmo, quero fazer ela virar uma campeã hahaha
      Obrigado pelas palavras Angela, concordo com tudo que tu falou, até mais.. Abração

      Excluir
  10. Parabéns cara!!!! Superando sempre... abraço.

    Geisa

    www.correreuemeutenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ola Raphael em primeiro lugar gostaria de lhe parabenizar pelo seu grande resultado na corrida e também pelo excelente relato feito sobre a Corrida em Torres, na minha modesta opinião ficou ótimo esta sua forma de expressão mostrando o teu sentimento em palavras.
    Agora falando como coordenador da Equipe DECIDE Atletismo quero dizer que criamos a equipe porque para nós às corridas e uma forma saudável de viver e por isso gostamos de dar força para as pessoas que assim como nós estão nas corridas por prazer.
    Como tu bem falaste tomamos as decisões juntos porque significado de EQUIPE, grupo de pessoas que trabalham na mesma tarefa, ou que unem os esforços com um mesmo propósito. Saibas tu, a Mariana e o Rafael já fazem parte desta equipe, qualificando muito mais a nossa DECIDE.
    Pequena observação, tu e bem melhor correndo e escrevendo do que como CANTOR, tens um grande futuro no meio das corridas, deixe para cantar em baixo do chuveiro e bem melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira.

    Abraços

    Huibner Machado da Silva
    Coordenador de Competição da Equipe DECIDE Atletismo
    Arbitro Confederação Brasileira de Atletismo
    Guia de Deficiente Visual ACERGS (Associação Cegos do Estado Rio Grande do Sul)
    Monitor Atletismo Escola João da Silva Silveira

    ResponderExcluir
  12. Raphael,
    super o teu relato da prova do SESC e fiquei impressionada com teu tempo, bahhhhh Parabéns!

    ResponderExcluir