sexta-feira, 8 de novembro de 2013

(44° competição) Circuito Estadual Unimed 2013

Distância: 5km
Tempo: 23'00''
Pace: 4'35''
Local: Pelotas/RS
Colocação Geral: 47°
Colocação na Categoria: 10°
Total de Corredores: 261

Mais uma prova aqui em Pelotas, minha terceira participação numa rústica da Unimed, vale lembrar que minha primeira corrida foi em 2011, justamente no Circuito Unimed aqui em Pelotas e posso afirmar que foi a melhor coisa que eu poderia ter feito naquela época, acertei em começar a correr naquele ano.
Perdi cerca de 10kg daquele dia, até hoje e minha saúde melhorou consideravelmente, dei adeus ao sedentarismo e de lá pra cá, me apaixonei mais ainda por esse mundo maravilhoso, que é o mundo das corridas de rua.
Ano passado eu fiz um bom tempo na prova, corri os 5km em 20'58'' e consegui ficar em terceiro lugar na minha categoria. Esse ano eu tinha tudo pra correr bem melhor e baixar esse tempo no mínimo em 1', mas por diversos fatores eu não pude fazer uma boa prova e fui praticamente apenas para participar.
Um dos fatores mais agravantes que influenciaram o meu desempenho na prova, foi a conjuntivite que eu tive na sexta-feira e no sábado, dois dias anteriores a prova.
Passei dois dias na base de remédios e me alimentei bem mal, isso pode comprometer a performance de qualquer atleta e no meu caso não foi diferente, eu senti que não havia como eu forçar nada na prova, resolvi ir pra participar e prestigiar o evento. Fiz isso e vi que foi o certo, porque eu estava sem forças e fôlego pra aguentar correr os 5km no ritmo que eu estava acostumado a correr.
Além dos olhos afetados pela infecção, eu também estava com a garganta infeccionada, com muita dor. Dor que só foi passar na quinta-feira da semana após a prova, depois de tomar bastante remédio eu fiquei 100% dos olhos e da garganta e voltar a treinar normalmente.
Agora vamos falar da prova..

Pré-prova:
Como a prova foi aqui na cidade e a largada era as 9 horas da manhã, eu pude dormir bem toda a noite e não precisei enfrentar aquela maratona que tenho que enfrentar quando atravessamos o estado pra correr. Sair de madrugada de Pelotas pra correr pela manhã em outra cidade, isso atrapalha muito no desempenho. 
Já que a prova foi aqui, deu pra sair de casa quase na hora da prova, saímos de casa (eu e a Mariana) as 8:15 e fomos em direção a Av. Dom Joaquim, local da prova.
Chegamos lá e fomos direto fazer a retirada do kit, mais uma vez a organização da prova foi impecável e tudo aconteceu conforme o previsto. Agilidade em todos os processos, inclusive na retirada dos kits.
Depois de pegarmos o kit, eu fui colocar minha roupa para correr e fazer a famosa "concentração" pré-prova. Mas desta vez tinha algo diferente, eu sabia que eu não correria nem perto do que eu estava apto para correr, maldita conjuntivite que apareceu justamente na hora errada. Já que eu não conseguiria fazer uma boa prova, eu não estava tão empolgado para correr. O que importava naquele dia era apenas completar a prova.
Convidei o Junior (guri que trabalha comigo) pra correr essa prova, encontrei ele lá um pouco antes da largada e combinei de corrermos juntos durante todo o percurso, já que ele não treina pra correr e eu não estava 100%, assim um ajudaria o outro até o final e quem corre sabe que correr acompanhado é mais fácil que correr sozinho, lutando contra si mesmo.

Com os olhos bem inchados, antes da prova (ao lado do Junior, à esquerda e Rogerio, à direita)
Prova:
Na hora da largada, eu encontrei o Junior e nos localizamos bem no "meio do bolo" e isso atrapalha bastante quem quer correr forte, mas como não era o nosso caso, acho que escolhemos um bom lugar pra nos posicionarmos na hora da largada.
Quando começamos a correr, tivemos que desviar de muitas pessoas e com isso acabamos subindo uma parte da calçada, com intuito de facilitar esse desvio. Corremos o 1°km num ritmo bom, 4'30''/km e pretendíamos correr toda prova nesse ritmo, mas por alguns descuidos não conseguimos.
Eu passei a prova toda conversando com o Junior, um ajudando o outro o tempo todo e isso foi determinante para que os dois conseguissem chegar bem no final da corrida. Até o 3°km estava tudo tranquilo, mas depois disso ficou um pouco mais puxado manter o ritmo, meu corpo já estava sentindo bastante a prova, num ritmo considerado leve perto do que eu estava acostumado a correr. Quando fomos fazer a volta em direção a linha de chegada, eu vi alguns amigos meus que correm os 5km em 20' e falei pro Junior: "Era pra eu estar lá com eles". E realmente era pra eu estar lá, mas eu não tinha como e ainda não sei fazer milagres né.
Corremos o tempo todo lado a lado, cruzando a linha de chegada juntos. Eu cheguei exausto, acabado mesmo. O Junior conseguiu aguentar melhor que eu, certamente ele chegaria na minha frente, se os dois corressem sozinhos a prova, mas escolhemos correr juntos e o resultado foi esse.

Sequencia de fotos da nossa chegada, cruzando a linha de chegada lado a lado.
Pós-prova:
Após completar a prova, me sentei pra descansar um pouco, porque eu estava exausto. Logo depois disso, fui buscar a Mariana para ajudá-la a completar a prova, mas pra minha surpresa ela já tinha passado por mim, antes que eu fosse buscá-la.
Meu resultado nessa prova ficou longe de ser o melhor, mas dentro do possível, foi o melhor que eu pude fazer e acho que não foi um tempo tão ruim, lembro que eu já sofri muito pra fazer os 5km em 23', não posso ficar me lamentando sempre.
Logo após eu descansar, já fui rapidamente buscar minhas coisas para ir trabalhar. A Mariana ficou lá com o pessoal do Night Runners Pelotas que participou de mais uma prova aqui na cidade.

Saldo(s) positivo(s) da prova:
A organização nota 10, rever meus amigos que correm e principalmente: Retomar o gosto pelas corridas.

Saldo(s) negativos(s) da prova:
Minha conjuntivite que apareceu justamente na hora errada e meu sofrimento pra fazer os 5km em 23', mas isso era provável que aconteceria.

Domingo eu vou correr em Rio Grande e dessa vez pretendo fazer uma prova melhor, correndo na casa dos 20', de preferencia menos que isso, mas vou dar um passo de cada vez e não vou me cobrar tanto, como venho fazendo nos últimos dias. Espero que eu consiga fazer tudo que planejo e que eu possa voltar de lá satisfeito com meu resultado.

Obs.: Esse post demorou muito para ser feito, porque eu estava procurando fotos para fazer o post, infelizmente eu só consegui achar essas duas, mas isso é o de menos, o que importa é que postei.. 
Por enquanto é isso, até mais.

Um comentário:

  1. Uma manhã ensolarada foi cenário para a realização da etapa Pelotas do 3º Circuito Estadual Unimed de Rústica, no domingo (20/10). O evento contou com a inscrição de 1.758 atletas para a corrida nos percursos de 5 e 10 quilômetros e a Caminhada Orientada de 3 quilômetros, com largada na Avenida Dom Joaquim, na praça em frente ao Clube Gonzaga. Além das atividades para os atletas, a Unimed Pelotas programou algumas ações para o público que foi prestigiar a rústica. O estande da ação Saúde Total ofereceu verificação de pressão, HGT (Açúcar) e IMC (Índice de Massa Corporal), e foi bastante procurado. Faça já o plano de saúde Unimed através do site:

    http://www.planodesaude.net.br/unimed/planos/porto-alegre-rs

    ResponderExcluir