sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

(46° competição) Corrida Mais Bonito Monte

Distância: 5km (no GPS marcou 4,750 metros)
Tempo: 21'10''
Pace: 4'27''
Local: Pelotas/RS
Colocação Geral: 8°
Colocação na Categoria: 2°
Total de Corredores: (ainda não foi divulgado pela organização)

Essa prova aconteceu no último sábado (30/11) aqui mesmo em Pelotas, mas dessa vez foi na zona rural da cidade, mais precisamente no Monte Bonito. Prova duríssima, com o percurso bem árduo e complicado, porém após cruzar a linha de chegada, fiquei com a sensação de que eu queria correr naquele tipo de percurso por muito mais tempo.
Agora vou falar sobre tudo que aconteceu na prova..

Viagem (ida):
Fui com o Maurício, Geferson e o Felipe, ambos da mesma categoria. Iríamos nos matar para voltar com premiação para casa, e fizemos isso.
A viagem foi curta, cerca de 20km dentro do carro, pena que pegamos um caminho que estava bloqueado e tivemos que fazer uma baita volta, aumentando consideravelmente o tempo que tivemos que ficar dentro do carro (Os caras não quiseram me ouvir e deu nisso né).
Chegamos atrasados e tivemos sorte da prova também ter atrasado um bom tempo..

Pré-prova:
Logo que chegamos no local da prova, trocamos de roupa e fomos correndo, fazer a retirada do kit. Kit simples que consistia apenas o número de peito. Após isso, foi a hora de fazer o aquecimento, eu mal aqueci mesmo, fiquei conversando com os amigos que sempre encontro nas competições.

Pessoal reunido pra foto, antes da largada.
Encontrei o Érico lá, meu companheiro de equipe e combinamos de correr juntos durante toda a prova, ninguém sabia o que poderíamos enfrentar no percurso, por isso tomamos a decisão de correr com cautela, pra não correr o risco de quebrar feio durante a prova. Combinamos de sair pra 4'30'' de pace e durante a prova irmos descobrindo se dava pra aumentar, ou iria ser aquilo ali até o final. Lembrando que iríamos participar de outra prova no dia seguinte, correr os 100% nas duas seria praticamente impossível, por isso fomos com bastante cautela para a prova.

Prova:
Como dessa vez não haviam muitos corredores, não me preocupei em sair na linha de frente, na hora da largada. Me posicionei "no meio do bolo" e esperei passar todo aquela loucura que é a largada, pra enfim, começar a correr.

Hora da largada.
Como o combinado, esperei o Érico para corrermos juntos durante a prova. Antes de completar os 200 primeiros metros da prova, enfrentamos uma descida, mas não era uma descida qualquer, era daquelas monstruosas, na qual temos que frear pra não cair, era bastante declive mesmo, mas já serviu pra mostrar o que teríamos que enfrentar naquela tarde.
Corri o tempo todo controlando o pace, não podia ser muito mais baixo que 4'30'', não dava pra cometer erros e colocar a prova fora, quebrando feio no final.
O percurso era demais, corremos por trilhas, chão batido, passamos ao lado de um açude que era demais também, quem dera todas as corridas tivesse a beleza dessa que participamos.
Completei bem o 2°km, mas sabia que depois a coisa iria ficar feia, porque a partir dali eu conhecia uma parte do percurso. Entramos na pedreira abandonada, eu já havia ido para lá de bicicleta, eu e a Mariana encaramos essa aventura no começo desse ano e não foi fácil, nada fácil mesmo.
Logo após sairmos da pedreira, eu e o Érico nos deparamos com uma subida monstruosa, não é o que vocês estão pensando, é pior que isso.
Minha tática na hora foi correr forte o quanto eu podia e caminhar apenas no final, quase alcançando o "topo", fiz isso e acho que fiz certo. Se eu caminhasse todo tempo, eu quebraria demais e se eu corresse forte durante toda subida, com certeza eu quebraria no decorrer da prova, portanto corri até onde dava e depois caminhei.
Nessa hora, o Érico abriu uma vantagem de mim e o Geferson, estava na frente dele, mas eu já havia conseguido diminuir bastante a distancia entre eu e ele, meu alvo era ele né, pois estávamos lutando pela premiação na nossa categoria.
Depois de fechar o 3°km, eu consegui manter um bom ritmo, voltar a correr mais solto. Mas claro, sem saber o que eu poderia enfrentar durante a prova. Adentramos noutra pedreira abandonada, nesse momento o organizador da prova gritou: "Faltam 1,3km". Foi nessa hora que eu vi que eu estava inteiro pra correr o final da prova.

Érico à frente (de verde), Geferson no centro (de amarelo) e eu de branco, ao fundo da foto.
Eu ainda tinha medo de ter que enfrentar mais uma subida, igual aquela do começo da prova, não pude forçar o ritmo ali, porque o fantasma daquela subida ainda assombrava. Continuei mantendo meu ritmo, sem deixar o Geferson escapar, até o momento que um menino, que estava acompanhando a prova gritou: "Agora é só reta, não tem mais nada de subida". Deu, era só isso que eu precisava saber pra colocar em prática tudo que eu queria fazer.
Engatei a 5° marcha e saí na caçada do Geferson e do Érico. Consegui imprimir um baita ritmo, nesse momento eu esqueci que tinha prova no dia seguinte e fui forte até o final mesmo.
Consegui passar os dois, abri uma boa vantagem deles e acabei a prova com a sensação de dever cumprido, treinei forte desde o dia 10 de novembro e querendo ou não, fui recompensado por isso. O esforço que eu fiz no final, foi o suficiente pra conseguir terminar a prova numa boa colocação.
Pace de cada km, durante a prova:
1km: 4'20''
2km: 422''
3km: 5'20''
4km: 4'16''
750m finais: 2'51'' (pace de 3'48'')

O terceiro km foi de longe o mais complicado, devido a maldita subida. Os últimos 750 foram aqueles que eu consegui correr forte o tempo todo e enfim, cruzar a linha de chegada.

Pós prova:
Após completar a prova, eu fiquei conversando e debatendo sobre a prova e era impressionante, ninguém havia reclamações sobre a prova, acho que foi uma das provas mais bem organizadas que eu já participei, o percurso foi nota 10 mesmo, tudo que poderia esperar numa prova de Cross Country, eu encontrei lá. Perfeito mesmo.
Subi ao pódio ao lado de dois grandes competidores e amigos, Maurício ficou com a primeira colocação da categoria, eu com a segunda e o Geferson com a terceira. Os três que viajaram juntos, subiram ao pódio e fomos merecedores mesmo. A prova foi muito dura!

Eu, Maurício e Geferson.

Viagem (volta):
Sobre a volta eu só posso falar duas coisas:
Nosso carro voltou mais pesado, devido as premiações (os quatro voltaram premiados)

Geferson, eu, Felipe e Maurício.
E a segunda coisa que tenho pra falar é que resolveram me escutar e percorremos um caminho bem mais curto na volta!! hahahaha

Saldo positivo da prova:
Organização perfeita, percurso perfeito e tudo muito bem pensado. Premiação nas categorias, medalhas bonitas, troféus para os 5 primeiros colocados.
É impressionante.. Pessoas com tão pouca ajuda, pouco patrocínio, fazem uma prova de dar inveja pra aqueles organizadores que só visam lucros. Posso dizer que essa corrida foi feita pensando nos corredores e o sucesso foi mais que total.

Saldo negativo da prova:
Única coisa negativa da prova foi a data, véspera de outra competição. Mas isso é o de menos, eu corri porque quis e sei que poderia afetar meu desempenho no domingo. Azar, não me arrependo em nada de ter participado, nota 10 pra tudo mesmo.

Amanhã irei postar sobre a prova de domingo, Rústica dos 50 anos da Leiga. Outra bela prova, até mais..

2 comentários:

  1. Blz Rapha! Tu tem muita força, esse tipo de prova é uma prova que tu treinado tens mais possibilidades de pódio que as de rua, na minha opinião.

    Parabéns pela dobradinha, não é pra qualquer um o que tu fez, tua motivação esta a mil.

    Grande abraço e boa prova sábado.

    ResponderExcluir
  2. Corrida muito forte, dificílima mas ao mesmo tempo muito boa, diferente...
    Parabéns pelo resultado e pelas palavras.

    ResponderExcluir