terça-feira, 10 de dezembro de 2013

(47° competição) Rústica 50 anos da Leiga

Distância: 5km (no GPS marcou 5,350 metros)
Tempo: 22'38''
Pace: 4'13''
Local: Pelotas/RS
Colocação Geral: 8°
Colocação na Categoria: 3°
Total de Corredores: (ainda não foi divulgado pela organização)

Prova que aconteceu no domingo (01/12), aqui mesmo na avenida Duque de Caxias, posso dizer que dessa vez eu corri em casa né, afinal já cansei de fazer treinos na Duque, posso dizer que conhecia o percurso até de olhos fechados. Coisa boa correr sabendo onde se corre.
O número de corredores não era muito alto dessa vez, vários "fominhas" estavam em Porto Alegre, na corrida do Internacional, por isso o baixo número de competidores nessa prova. Foram duas distâncias, 5km e 10km correndo e também teve caminhada de 3km.
Prova organizada pelo pessoal da Faculdade de Medicina da UFPel. Quase nada de erros, foram bem demais. Agora vamos à prova..

Pré-prova:
Fui de bicicleta pra prova, saí da casa da Mariana pouco antes das 8h da manhã, a largada estava prevista para as 9h, então daria tempo pra chegar e fazer a retirada do kit sem precisar fazer correrias.
Cheguei e fui direto pegar meu número de peito e camiseta alusiva à prova, uma pena o úmero de peito ser de papel, se eu molhasse ele durante a prova, provavelmente eu perderia o número no caminho, mas corri com a numeração enrolada num saco plástico e consegui arranjar uma solução para o problema.
Como eu vinha de uma prova dura no sábado, eu sabia que iria sofrer bastante nessa prova, teria que fazer o máximo pra conseguir uma boa colocação e tentar mais um pódio, na categoria.
Combinei com o Marcus, com o Cláudio e com o Geferson para corrermos juntos, ambos tentariam manter o ritmo de 4min/km.
Fiz um aquecimento bem leve antes da prova, na verdade eu aqueci só por descargo de consciência, porque hoje vejo que não tem mais como correr, sem pelo menos dar uns 10 minutos de trote.

Aquecendo, ao fundo.
Prova:
Na hora da largada eu consegui me posicionar num bom lugar, saí com os guris, como foi combinado. Os quatro estavam correndo lado a lado, fazendo o ritmo certo, até alguém quebrar, iríamos tentar manter aquela velocidade. Passamos o 1°km de prova tranquilos, assim como o 2°km, ambos no ritmo proposto, até que começamos a quebrar, um após o outro..
O primeiro foi o Cláudio, abandonou o ritmo com cerca de 1,5km de prova, eu consegui aguentar um pouco mais, fui até a metade do 2°km mantendo o ritmo, mas assim que dei a volta pra segunda parte da prova, o vento atrapalhou bastante para que eu conseguisse correr forte.
O Marcus e o Geferson abriram uma boa distancia e eu me foquei apenas em conquistar uma posição no pódio, quando virei os 2,5km eu estava em 4° lugar na categoria (eu sempre conto quantos estão na minha frente quando é esse tipo de prova "bate-volta", assim eu sei o que tenho que fazer na segunda metade da corrida).
O Geferson estava em 3° lugar e meu alvo era ele, mais uma vez.. Continuei correndo num ritmo tranquilo, eu não podia deixar ele escapar e eu vi que cada vez mais ele estava ficando pra trás, minuto após minuto eu percebia que ele estava mais perto, fiz a minha parte e acelerei um pouco mais, pra ver se eu encostava de vez nele e consegui.
Ele estava junto do 2° colocado da nossa categoria, era a oportunidade que eu tinha de passar os dois e passar de 4° colocado para 2°, tudo numa tacada só. Fiz uma força e passei o Geferson e o corredor que estava em 2° lugar, se ligou e também aumentou, eu achei que conseguiria ultrapassá-lo, mas no final ele deu um sprint muito forte e eu fiquei pra trás. Querendo ou não, consegui mais um pódio e dentro das circunstâncias, eu fiz uma boa prova.
Afinal, correr sábado e domingo e conseguir dois pódios não é pra qualquer um e ainda bem que eu consegui..
Conclui a prova em 22'38'', agora vou mostrar o pace de cada km:
1km: 4'02''
2km: 4'03''
3km: 4'13''
4km: 4'32''
5km: 4'22''
350m finais: 1'23'' (pace de 3'56'')

Pós prova:
Após a prova, fiquei esperando os outros competidores completarem a prova. O Érico, meu companheiro de equipe, correu 10km e pra surpresa de todos, conseguiu ficar em 3° lugar no geral da prova. Fui buscar ele faltando cerca de 500 metros, só quem corre sabe o quanto é importante alguém pra dar uma força no final da prova.


Reta final da prova do Érico.
Após isso, ficamos esperando os resultados saírem e também aproveitamos pra colocar a conversa em dia, o assunto é o mesmo de sempre: Corridas, corridas e mais corridas. Ninguém entende esse vício e a loucura que é correr, só nós mesmos.

Papo após a prova.
Companheiros de equipe, Transpyre muito bem representada em Pelotas.
Saldo positivo da prova:
Evento simples, porém muito bem organizado. Só demorou bastante pra saírem os resultados e eu não pude pegar minha medalha no dia, afinal eu ainda tive que trabalhar naquela manhã, mas nada de grave aconteceu, de 0 a 10 a nota é 10 pra organização.

Saldo negativo da prova:
A única coisa negativa não foi culpa da organização, porque naquele domingo o vento castigou bastante na segunda metade da prova.


No mais era isso, meu próximo post vai ser sobre a prova que corri no último sábado (07/12), Pelotas Night Run, na Praia do Laranjal. Prova nota 10 também.
Até mais, bons treinos!

Um comentário: