terça-feira, 31 de dezembro de 2013

(50° competição) 1° Corrida Projeto Brincar de Correr

Distância: 2km (No GPS marcou 2,110metros)
Tempo: 7'49''
Pace: 3'41''
Local: Torres/RS
Colocação Geral: (Ainda não foi divulgado pela organização)
Colocação na Categoria: 5°
Total de Corredores: (Ainda não foi divulgado pela organização)

Prova realizada no último sábado (28/12) na cidade de Torres, cerca de 80km aqui de Capão da Canoa. Eu já havia desistido de participar dessa prova, mas sexta-feira a noite, surgiu a oportunidade de eu ir de carona, graças ao meu amigo Volnei que fez toda correria pra eu conseguir participar da prova.
Ele combinou de me avisar no sábado pela manhã, se ele iria conseguir a bendita carona e acabou dando tudo certo, eram quase 14h do sábado, quando ele ligou combinando tudo. Levantei da cama e já agilizei as coisas pra correr, esse é o tipo de prova que eu pretendo correr em 2014, provas curtas e rápidas. Correr 2km já seriam um ótimo teste pra eu ver como está minha velocidade e o quanto eu preciso melhorar pro ano que vem.

Viagem (ida):
O Volnei chegou aqui no hotel por volta das 16 horas e ficamos esperando o Fabiano Zacca, outro corredor aqui do litoral norte. Eu e ele já eramos amigos no Facebook e já havíamos nos visto em outras provas aqui no estado, mas jamais tínhamos conversado.
Ele chegou aqui pouco depois das 16h e partimos em direção a Torres, não importava o horário que chegaríamos lá, porque seriam várias largadas na prova. 
Eram diversas largadas, de acordo com a faixa etária e quem não conseguisse correr na sua bateria, poderia correr na outra, portanto todos iriam correr.
As premiações eram apenas pro 1° colocado no geral, masculino e feminino. Também havia premiações nas categorias, minha categoria era de 20/29 anos.
Passamos toda a viagem conversando, sempre sobre corridas.. Já deu pra pegar uma noção do nível do pessoal daqui e percebi que a maioria corre forte, como em Pelotas e Rio Grande.
Tem muitos atletas que treinam e treinam forte, por isso não é fácil subir ao pódio nas provas daqui.
Chegamos em Torres e já passava das 17h, fomos procurar a Lagoa do Violão (local onde seria realizada a prova). Assim que chegamos lá, fomos fazer a retirada do número de peito e colocar a roupa pra correr.

Pré-prova:
Eu iria correr na segunda bateria dos adultos e enquanto a categoria infantil corria, eu resolvi fazer um aquecimento.
Como a prova era apenas 2 km de prova, eu fiz todo o percurso pra fazer o reconhecimento e também dar uma boa aquecida. Fiz num ritmo bem leve, estava muito calor e o sol estava castigando um pouco naquela tarde, completei os 2,1km em 12min e o suor era evidente.
Não seria nada fácil correr com aquele tempo, mas eu tava lá e com certeza iria dar a vida pra fazer um bom tempo.

Prova:
Depois que eu aqueci, eu esperei a categoria 16/19 anos correr e pra minha surpresa, eles fizeram as duas categorias correrem juntas, a minha 20/29 iria correr juntamente com a de 16/19 anos.
O lado bom disso é que eu recém havia feito o aquecimento, eu já estava pronto pra correr.
Como a prova era num circuito em volta da lagoa, eu deveria ter me posicionado bem fechado, pra fazer bem a tangência e "ganhar" alguns metros logo na saída, mas não consegui fazer isso e fiquei mais ao centro da largada, mas nada que possa ter prejudicado o meu desempenho.









Sequencia de fotos da minha largada.
Eu saí num ritmo bem forte, afinal eram apenas 2km e se eu segurasse muito, era capaz de eu colocar a prova fora, então o ideal seria eu enfiar o pé no acelerador e correr forte do inicio ao fim.
No começo da prova, cheguei a correr pra 3'08'' de pace, daí comecei a soltar ao poucos até correr no ritmo que eu queria passar o 1°km, que era 3'40''.
Consegui manter esse ritmo durante toda a prova. Corri forte, apesar do calor.
Faltando cerca de 500 metros pra cruzar a linha de chegada, eu vi que eu tinha boas chances de ultrapassar 2 corredores da minha bateria, mas fiquei com medo de arriscar o sprint tão cedo e acabar quebrando faltando pouco pra acabar a prova.
Faltando pouco mais de 200 metros eu dei o sprint, corri forte até o final mas não consegui ultrapassar meus adversários, eles viram que eu havia aumentado o ritmo e fizeram a mesma coisa. Pelo menos eu consegui acabar a prova bem e correndo num ritmo forte.
A sensação que ficou quando eu cruzei a linha de chegada é de que eu aguentaria correr mais um tempo naquele ritmo, mas eu não poderia aumentar nada, eu conseguiria manter, mas não conseguiria correr mais rápido que 3'40''.
Cruzando a linha de chegada.
Cruzei a linha de chegada em 4° lugar na minha categoria e com a sensação de dever cumprido, afinal nem eu sabia que eu conseguiria correr nesse ritmo.

Pós-prova:
Após completar a prova, eu fiquei esperando o Zacca e o Volnei correrem, os dois correram em baterias diferentes. O Zacca fechou a prova em 7'20'' (tempo excelente) e o Volnei eu não tenho certeza, mas correu pouca coisa acima de 8'. Nós três conseguimos premiações.
Fiquei em 5° na categoria, porque um competidor da minha categoria correu em outra bateria, eu achei que havia ficado em 4° lugar. Mas pra mim, isso foi o de menos, o que importou foi voltar a correr forte no tipo de prova que eu mais gosto, as curtas.

Saldo positivo da prova: 
Evento excelente organizado pela Ascort, visando aumentar o número de atletas participando de corridas, inscrição apenas 1kg de alimento e diversas premiações, tudo muito bem organizado.
Já fiz mais amizades aqui, isso vai facilitar bastante quando eu quiser correr outras provas aqui no litoral, é sempre bom fazer amigos.

Saldo negativo da prova:
Única coisa negativa foi o calor, que sempre atrapalha um pouco quem quer correr, mas nada que tire o brilho da prova.


5° colocado na categoria 20/29 anos.
Queria deixar um agradecimento em especial pro Volnei e pro Zacca que me convidaram pra ir com eles na corrida, tenho certeza que será a primeira de muitas que iremos participar juntos. Parceria forte mesmo.

Eu, Volnei, Zacca e o Rodrigo, campeão da prova com o tempo de 6'40''.
Por enquanto é isso, o próximo desafio já tem data marcada, dia 11/01 na praia de Xangri-lá, agora é manter os treinos e tentar fazer uma boa prova, até mais.

3 comentários:

  1. Hola Raphael. Yo soy un gran admirador de sus carreras. Me llamo Juanito y yo siempre estoy viendo sus carreras aquí en Venezuela y quería felicitarte por tu blog. Feliz Año Nuevo y muchos podios en 2014. abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Fala Rafael!!! Baita parceria... a prova foi realmente muito boa parabéns pelo tempo e se encontramos por ai ou no dia 11/01 lá na prova de Xangri-lá. Aquele abraço!!!! Onde vc conseguiu essas fotos? Zacca

    ResponderExcluir
  3. Valeu por ter participado da prova, este ano queremos fazer mais 4 provas iguais a esta fazendo um ranquing por categorias, com troféus e medalhas de participação para todos, arrecadamos mais de 80kg de alimentos que doamos a uma Creche aqui, um muito obrigado esta final de semana temos a Eco Run "Travessia das Torres", que será realizada no domingo um grande abraço e um muito obrigado, Presidente Cláudio Freitas Ascor...

    ResponderExcluir