domingo, 27 de janeiro de 2013

(29° competição) Cassino Night Run.

Distância: 5km
Tempo: 00:19:54
Local: Praia do Cassino/RS
Colocação Geral: 20°
Colocação na Categoria: (não havia)
Total de Corredores: 296

Chegamos em Rio Grande por volta das 18h e fomos no supermercado comprar os 2kg de alimentos para fazer a inscrição. Chegamos no SESC e fomos direto fazer a retirada do número de peito, dessa vez foi tudo muito rápido, nada de atraso por parte de organização, tudo muito bem feito mesmo.
Após fazer a retirada da numeração, fiquei conversando com o Geferson, Filipe e a Mariana, meus companheiros de viagem.. Fiquei pensando em qual estratégia eu devia usar pra tentar completar os 5km em 20 minutos, eu estava nervoso mesmo.
Encontrei o pessoal da ASCORP que mais uma vez, estava lá fazendo festa e loucos por mais uma corrida, dessa vez eu vi que eu faço parte da melhor equipe do estado mesmo.

ASCORP.
Treinei desde o início do ano pra correr 5km, quando eu recebi minha planilha de treinos, eu me apavorei e achei que eu não aguentaria uma semana fazendo esses treinos "loucos". Resolvi fazer tudo direitinho, todos os dias, os treinos que foram mais difíceis foram os tiros de 400m e 600m, mas acho que esses treinos foram o diferencial na prova ontem.
Treinei toda a semana pensando somente nessa prova, pensei o que eu devia fazer pra atingir meu resultado, pedi conselho pra alguns colegas de equipe e um deles me disse isso:
"Blz Raphael! Parabéns pela excelente prova, primeira do ano e ja começando muito bem mesmo,
sobre teu objetivo, a dica que te daria era pra mudar ele para sub-20, é uma marca mais expressiva do que 5k em 20 minutos, agora fazer 5k em 19'59" muda muita coisa, tu ja vira um sub-20. 
Notei que você escreveu no blog que vai tentar o tempo dia 26 de Janeiro, eu acho que essa prova que tais falando será no Cassino, confere! Se for, é importante saberes que as provas a noite diferente do que muitos pensam é uma prova mais cansativa, pois nosso corpo ja esta "ligado" a muito tempo, não vou entrar em nomes técnicos aqui pra complicar, mas se fosse bom correr a noite todas as grandes corridas no mundo não seriam pela manhã.
No Cassino tem mais dois fatores que interferem bastante pre quem busca um recorde pessoal, geralmente venta muito, quanto mais tarde for a prova, mais vento e o outro é a areia, que evidentemente "trava" o corredor, deixando-o mais lento.
Não tenho duvidas que esse ano de 2013 vai ser um grande ano pra ti, suas metas são reais e palpáveis, eu acredito sim!
Grande abraço, sucesso e bons treinos."
Em função disso eu resolvi não me empolgar pra tentar baixar de 20 minutos nessa prova, mas com certeza eu correria dando o melhor de mim.
Na hora da largada eu estava muito nervoso, porém confiante. Essa prova seria um divisor de águas pra mim, pois se eu não me saísse bem, eu poderia ficar desmotivado pra continuar treinando, porque talvez os treinamentos não estariam dando resultado. Mas aconteceu o contrário, graças a Deus.
Foi dada a largada e eu não saí num lugar muito bom, algumas pessoas se arrastando e eu tive que desviar delas nos primeiros 300m, depois disso consegui correr normalmente, mas como é de costume, alguma coisa tinha que me atrapalhar e dessa vez foi o cadarço do meu tênis, corri toda a prova com o tênis desamarrado, mas jamais iria parar pra amarrá-lo.
Consegui imprimir um ritmo forte no 1°km, passei com 03'40'' e achei que estava meio forte, dei uma diminuida no rítmo e virei o 2,5km com 09'45''. Fiquei confiante com esse tempo, pois eu podia fazer a volta em 10'15'' e fecharia a prova em 20 minutos e atingiria o meu objetivo. Porém havia um obstáculo que eu não havia me preparado: O vento. Corri a segunda metade da prova contra o vento e isso fez com que eu quebrasse um pouco o meu rítmo na prova, mas consegui manter tranquilo e passei o 4°km com 15'40'', eu vi que dava pra tirar o pé do acelerador e completar a prova tranquilo abaixo dos 20 minutos. Fiquei muito feliz pois vi que estava "fácil" atingir meu objetivo, dei uma diminuida e cruzei a linha de chegada com
19'54''.
Minha chegada.
Cruzei a linha de chegada tranquilo, sem a famosa exaustão que eu sempre tive após o término das provas, fiquei muito feliz pois vi que meu treinamento está encaixado e posso melhorar e muito esse tempo, posso forçar mais e baixar ainda mais esse tempo, que pra mim já está excelente.
Eu tinha como meta, chegar entre os 30 primeiros colocados da prova, consegui ficar em 20° lugar. Minha felicidade foi completa assim que eu fiquei sabendo disso.

"Minha" Premiação.

Após a prova, fui agradecer a pessoa que me passou todos esse treinamento exaustivo, fui direto em direção ao Marcelo e agradeci por tudo que ele vem fazendo por mim nesse ano. Ele me cumprimentou e me deu os parabéns, ficou feliz pelo meu desempenho. Ele ficou em 5° lugar na prova, um dia quero chegar a esse nível também, correr provas e saber que posso vencer, vou trabalhar muito pra isso.
Depois que ele recebeu o troféu de 5° colocado, ele me presenteou com o troféu e disse pra eu continuar treinando, porque um dia minha hora iria chegar.
Agora eu pergunto pra vocês, eu preciso de mais alguma coisa pra ter vontade de treinar? Tenho o apoio de um dos melhores atletas da região e o resultado está aparecendo, aos poucos vou crescer correndo, mas não vou me empolgar, não vou dar um passo maior que minha perna, vou continuar treinando porque aos pouquinhos eu vou baixando meu tempo. Tenho outra pergunta pra vocês: Vocês dariam um troféu pra outro corredor? Com certeza 99% das pessoas não faria isso, mas o cara é fora de série. Com certeza ele é um dos melhores da região porque é humilde e simples, nunca tentou passar ninguém pra trás e só quer correr e se divertir, um exemplo pra todos nós.
Vou olhar esse troféu e lembrar da primeira prova que baixei de 20 minutos nos 5km, com certeza esse troféu vai me motivar e muito pra treinar todos os dias.
Queria agradecer a todos que torcem pelo meu crescimento nas corridas, o pessoal da ASCORP também, pois se não fossem eles, eu não estaria tão encantado com esse mundo das corridas de rua, só quem corre sabe o que eu estou falando.

Só os feras após a prova.
Agora é continuar focado nos treinos e fazer o meu melhor dia 23/02 na cidade de Osório, até mais.

2 comentários:

  1. Parabéns campeão Raphael é isso ae continue firme, focado nos treinos que com certeza virá muitas vitórias pela frente o trabalho é árduo mas a vitória é certa!!!
    Meus sentimentos pela perda dos amigos aeee no Sul.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o teu relato, sabia que você conseguiria o sub 20, mas achava que não seria nessa prova camarada, mas que bom que foi, tenho certeza que vais melhorar muito mais ainda. Muito legal a atitude do Marcelo em te dar o troféu dele, realmente fez sentido esse troféu!

    Mais uma vez parabéns, fico bastante feliz por você, muitos recordes virão, força.

    ResponderExcluir