segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

(31° competição) Circuito SESC de Corridas, etapa Osório.

Distância: 3km
Tempo: 10'58'' 
Local: Osório/RS
Colocação Geral:
Colocação na Categoria:
Total de Corredores: 31

Saímos de Pelotas por volta das 8:30 e fomos rumo a Osório, cidade conhecida como a terra dos bons ventos. Chegamos lá por volta das 15:00, viagem um pouco cansativa e desgastante, mas pra quem ama correr isso não tem problema algum.
Assim que chegamos no local da prova, fui direto olhar os troféus e as medalhas e vi que eram lindas, me apaixonei pelas medalhas das categorias e sabia que uma delas seria minha. Desde então só pensei na prova, queria fazer um tempo abaixo de 10'30'' nos 3km, assim seria possível buscar alguma premiação na competição.
Após dar uma olhadinha nas premiações, eu fui dar uma volta pelo Centro Olímpico com a Mariana pra conhecer e tentar tirar um pouco a corrida da cabeça. Ficamos sentados conversando um pouco e resolvi ligar pra minha dinda pra saber o horário que eles viriam me ver, a presença deles ali seria muito importante pra mim, a última vez que eu tinha visto ela, meu dindo e a Raquel, foi justamente na etapa do ano passado em Osório. Ou seja, um ano sem um abraço das pessoas que eu mais amo.
Eles chegaram lá por volta das 18:00 e ficamos conversando, matando a saudade. Colocamos o papo em dia, a maior surpresa que tive ontem foi a presença da "tia Virgínia" que foi junto com eles me ver, fazia cerca de 10 anos que eu não via ela e ontem ela foi lá acompanhar meu desempenho na prova.
Pouco depois que eles chegaram eu resolvi colocar a roupa pra correr, depois que fiz isso lembrei o porquê eu estava em Osório e o velho nervosismo voltou a aparecer. Comecei a pensar somente na prova e comecei a focar no resultado que eu queria fazer. Saí dali e fui dar uma volta pra aquecer com o Rafael Nunes, e percorremos 2/3 do percurso pra saber o que viria pela frente logo após a largada. Cheguei a conclusão que a volta seria muito cansativa em virtude do forte vento que havia ontem no local da prova, mas adversidades sempre existem e estamos ali pra passar por cima delas.
Voltamos do aquecimento e nos reunimos com o pessoal da ASCORP pra bater a famosa e tradicional foto antes da largada da prova.
Equipe ASCORP minutos antes da largada.



Logo após a foto, fui direto para a linha de largada já que os corredores dos 3km seriam os primeiros a largarem, eu estava bem aquecido até então. Tentei me colocar na linha de frente, assim eu poderia fazer meu ritmo sem depender daquelas pessoas que gostam de ficar trancando a frente de todo mundo. Pouco tempo depois chegaram na linha de frente meu amigo Marcus e o Rafael também, três companheiros de equipe brigando pelo mesmo objetivo.
A largada atrasou cerca de 20 minutos em função da corrida infantil, eu já estava completamente desaquecido e nervoso novamente. Conversei com o Rafael antes da largada e ele me passou confiança e eu tinha certeza que ele conseguiria chegar numa boa colocação, a dúvida era: Será que eu também vou conseguir? 
Hora da largada
Logo após a largada eu ouvi uns gritos "vai Raphael", era a Raquel e a Mariana gritando e me dando forças no começo da prova. Pouco depois disso eu comecei a pensar só na prova, vi algumas pessoas abrindo distancia rapidamente, mas eu não podia fazer uma loucura de tentar acompanha-las, isso poderia quebrar todo meu ritmo e eu correr 1km e morrer pro resto da prova, eu tinha a intenção de fazer os primeiros 1500m em 5'15'' e a volta em 5'15'' também, manti um ritmo forte e na primeira parcial passei em 5'08'' e podia fazer a volta em 5'22'' pra fechar no tempo que eu queria fazer a prova.
Essas provas de 3km não tem como "ratear" é correr forte o tempo todo caso queira conseguir alguma premiação, se eu corresse mais fraco no início, com certeza eu não chegaria bem no resultado final. 
A segunda metade da prova foi bem desgastante mesmo, o vento estava atrapalhando todos que estavam correndo, mas eu particularmente senti muito. Não sei se é porque sou pesado, mas senti muito no final da prova.
Na minha frente tinha um guri um pouco mais novo que estava sempre olhando pra trás, quando via que eu encostava, ele aumentava o rítmo e abria uma pequena distancia, daí encostei nele e falei: Cara, não precisa se matar tanto, tu não vai aguentar e nem somos da mesma categoria.
Depois que falei isso, ele abriu uma distancia maior ainda, mas segui no meu ritmo e pouco tempo depois eu passei tranquilo por ele e nem vi mais ele no decorrer da prova.
Na reta final da prova havia outro competidor na minha frente, com o grito e o apoio da Raquel e da Mariana, eu consegui tirar forças e passar esse cara faltando uns 30 metros pra cruzar a linha de chegada. Após completar a prova eu só pensava numa coisa: "Será que deu?".
Depois disso encontrei minha família e fui tomar uma água e comer alguma coisa, eu estava bem cansado, a prova havia sido muito difícil por causa do vento e eu também tinha forçado o máximo que podia. Conversei mais um pouco com eles e pouco tempo depois eles resolveram ir embora pois tinham que voltar pro trabalho, a presença deles ontem foi muito importante pra mim, tirei forças da onde achei que não tinha só pra fazer valer a presença deles ali comigo.
Melhor apoio que eu poderia receber.
Logo após eles irem embora eu resolvi tomar meu banho já que o banheiro estava vazio, peguei minhas coisas e fui pro banho. Eu estava saindo de lá e o Rafael veio me chamar dizendo: "Rapha, vem dar uma olhada lá na parede, saiu o resultado dos 3km geral, vamos lá comigo e olha".
Eu cheguei a pensar que eu havia pego alguma coisa importante já que ele me chamou pra ir ver com ele, mas eu não tinha muitas esperanças.
Cheguei lá e vi o resultado e a surpresa foi grande, havia conseguido fizer em 3° lugar no geral, confesso que não acreditei, pensei que algo estava errado. Voltei muito feliz e fui dar a notícia pra Mariana e ele ficou super feliz pelo resultado.
Eu enfim havia conseguido o que eu tanto queria, subir no pódio geral sempre foi uma coisa que eu sonhava em fazer, não sabia que podia ser logo em Osório, mas eu tinha esperanças. Mas a ficha ainda não tinha caído, eu só acreditaria quando me chamassem lá em cima pra eu receber meu primeiro troféu.
Fiquei na expectativa, até que resolveram fazer a entrega das premiações, o primeiro colocado foi meu amigo e colega de equipe Rafael, em seguida veio o segundo colocado que eu não lembro o nome hahaha e em terceiro foi a grande surpresa da noite.
Subi no pódio e senti que era diferente ficar entre os primeiros no geral, eu estava acostumado só com categoria, mas segurar um troféu é muito melhor.
Pódio geral 3km comerciário.
Desci do pódio e fiquei babando pelo troféu, não sei se isso acontece com todo mundo, mas comigo aconteceu e não tenho vergonha de admitir. Lutei pra estar ali e enfim consegui atingir meu objetivo maior.
Encontrei a Mariana e vi o quanto foi importante a presença dela ali comigo, sempre do meu lado mesmo, nas coisas ruins e nas boas. E na primeira vez que eu subo no pódio ela estava ali comigo, espero que ela continue assim, me trazendo sorte.
Depois de tanta festa ficamos esperando todos os outros atletas receberem suas respectivas premiações e enfim irmos embora. Antes da partida a Andrea reuniu os atletas que conquistaram premiação no geral ontem pra tirar uma foto dos campeões da noite.
Muito feliz por estar incluído nessa equipe campeã.
Logo após isso fomos para o onibus e voltamos rumo a Pelotas, chegamos em casa por volta das 05:00 do domingo, cheguei e só queria minha cama né, o cansaço era absurdo.
Queria agradecer mais uma vez ao Marcelo, por ter me passado uma planilha de treinos desde o início desse ano, esses treinos surtiram efeito muito rápido. Essa semana vamos trocar todo treinamento e vou focar mais nos 3km.
Muito bom o reconhecimento que o meu blog vem tendo nos últimos dias, ontem em Osório, recebi elogios de uma mulher de Torres e de um rapaz de São Leopoldo, fiquei impressionado por me reconhecerem, se lerem esse post, comentem e me adicionem no facebook depois.
Agradeço também ao Junior e ao pessoal da Churrascaria Princesa, pois fui liberado de trabalhar para ir correr e atravessei o estado pra trazer esse troféu pra cidade. 
Agora é focar em Santana do Livramento, daqui 15 dias estarei la correndo pela segunda etapa do circuito. Vou fazer o meu melhor, o resultado é consequencia do esforço e trabalho, até mais.
Rafael e Gilberto, meus ídolos.
Meu novo filhote.

2 comentários:

  1. Parabéns meu velho, a gente sonha, corre atrás e conquista, é assim que funciona. A corrida de Osório teve esse vento e uma subidinha ingrime pra dificultar mesmo, eu que corro pra me divertir, cheguei destroçado..abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Raphael, muito bom o relato. Esse foi o resultado de sua determinação. Bons treinos até a próxima etapa.
    Foco, Força e Fé.
    Abraços.

    ResponderExcluir