quinta-feira, 20 de junho de 2013

(39° competição) Rio Grande Night Run

Distância: 5km
Tempo: 19'37'' (meu novo recorde na distância)
Local: Rio Grande/RS
Colocação Geral: 15°
Colocação na Categoria: (não havia)
Total de Corredores: 185

Ontem a noite fui correr na cidade de Rio Grande, cidade vizinha aqui de Pelotas, corri a Rio Grande Night Run. Prova muito bem organizada, isso virou rotina em Rio Grande. Boas provas, organização impecável e alto nível de atletas, como sempre foi por lá.
Saí de Pelotas por volta das 18:30, fui com meus amigos Diego Recart, Rafael Nunes, Marcus Gante e com a Mariana, que me acompanhou em mais uma prova.
Saímos meio atrasados, ficamos com medo de chegar lá e não conseguirmos tirar o kit, mas ainda bem que tudo deu certo. Chegamos no local da prova cerca de meia hora antes da largada. O clima estava bem frio, esse ano eu não havia corrido com a temperatura que estava ontem lá, mais um desafio pra todos apaixonados pelas corridas.
Logo depois que coloquei a roupa pra correr, fui em direção a tenda da Transpyre, pra falar com o Cristian Duarte sobre o que eu deveria fazer na prova. Na nossa conversa ele disse que eu não devia me preocupar com o tempo e que provavelmente eu não baixaria de 20', pois meu treinamento está voltado para a Golden Four Asics. Meus treinos estão voltados para resistência e acabei deixando bastante de lado os treinos de velocidade que eu fazia no começo do ano, por isso era bastante provável que eu não conseguiria bater meu recorde na prova de ontem.
Após isso, fomos em direção a linha de largada, o Rafael Nunes decidiu correr comigo, me puxando e me incentivando a prova toda. Pra ele fazer 5km em 20' seria tranquilo e ele não queria forçar na prova em função dos treinos semanais.
Saímos bem atrás dessa vez e ele me dizia "vai com calma porque nós vamos passar todos esses aí da frente". Eu sabia que isso iria acontecer, porque uma boa parte dos corredores que saem forte, quebram nos 2 primeiros kilometros.
Eu queria correr a 4'/km e deixar pra forçar nos 2 últimos kilometros da prova, mas eu me senti bem e consegui forçar desde o início, sem sentir praticamente nada.
Eu falei pro Rafael que eu geralmente quebrava do 3° pro 4° kilometro. Sempre que eu corri 5km aconteceu isso e dessa vez não foi diferente. Passei o 3°km tri bem e depois disso pegamos uma reta totalmente contra o vento, isso me prejudicou um pouco, o Rafael me dizia "Se for pra quebrar, quebra agora. Mas vamos forçar bastante no último". Acabei fazendo isso mesmo e o meu 4°km foi muito fraco em relação a toda a prova, se eu corresse toda a prova no ritmo do 4°km, eu faria os 5km acima de 21'. Ainda bem que eu consegui manter um ritmo forte no restante da prova.
No último km eu fui forte, pegamos uma rua sem vento, daí foi só alegria. Cheguei forte nos últimos 500 metros, dei um sprint muito forte e consegui fazer um baita tempo, percorri os 5km em 19'37''. 

Eu e o Rafael completando a prova.
Abaixo estão minhas parciais a cada km:

1°km: 3'50''
2°km: 3'49''
3°km: 3'55''
4°km: 4'13''
5°km: 3'55''

Pode parecer um tempo fraco, mas diminui meu tempo em 30''. Em apenas 45 dias eu consegui evoluir tudo isso, sendo que minha preparação não está voltada para correr provas curtas. Ficou o gostinho de quero mais e sei que estou no meu auge, nunca corri tão solto quanto estou correndo agora, estou confiando em mim como nunca aconteceu.
Agradeço demais ao Rafael por ter feito a prova toda do meu lado, não é qualquer corredor que abre mão de correr pra ajudar outro corredor, isso se chama amizade. Obrigado por tudo meu velho, tu sabe que eu vou estar sempre ao teu lado quando tu precisar. Outra pessoa que eu devo todo esse momento que estou vivendo e tenho que agradecer é o Cristian, graças aos treinos dele, estou fazendo agora o que eu pretendia fazer no final desse ano. Estou muito contente com a decisão que tomei em treinar com ele, cresci demais com isso.
Rafael e Cristian, grandes amigos.
Logo após o final da prova fui falar com o Cristian sobre o meu resultado e ele se surpreendeu e disse que depois da Golden vai me lapidar pra que eu possa baixar de 19' nos 5km, se ele me falasse isso alguns meses atrás eu iria chamá-lo de louco, mas hoje eu acredito que consigo fazer isso em pouco tempo.
Depois o clima foi de alegria entre todos os corredores, vários recordes pessoais quebrados e isso que é importante. Todos tem que correr por diversão e se superando, não tem como ganhar de outros corredores, sem ganhar de nós mesmos.

Pessoal da Transpyre após a prova.
Esse são os loucos que saíram de Pelotas ontem a noite pra correr naquele frio, mas valeu a pena.
Mais uma vez do meu lado, sempre que ela vai eu bato meu recorde, essa é pé quente hahaha
Pela primeira vez eu usei o Sprint Tênis numa competição, o resultado não poderia ter sido outro, o tênis é muito confortável. Não pensem que estou fazendo propaganda sobre o tênis, mas é muito bom mesmo, superou minhas expectativas e indico a todos vocês, além de ser barato a qualidade é excelente, entrem no site http://www.asprinttenis.com.br/ e confiram.

Sprint e minha medalha de ontem.
Estou feliz com meu resultado de ontem, mas estou com os pés no chão porque sei que não há vitória da noite pro dia, vou continuar treinando como venho treinando nesse último mês. Meu maior desafio é no final de semana que vem (30 de junho). Agora é passar pelo polimento na última semana e prender bala na Golden, espero que eu possa fazer uma boa prova lá. Essa prova já vem me tirando o sono desde agora, imagina no dia da prova? Mas é isso aí, correr é assim mesmo, não é fácil.
Até mais pessoal, bons treinos!

6 comentários:

  1. Sempre juntos meu bruxo...quem não conhece o conceito de amizade pode perguntar para nós...
    Tu merece, a conquista que realizas fico feliz como se fosse comigo que estivesse acontecendo...
    Parabéns, tu é o melhor.

    ResponderExcluir
  2. Espero poder estar dos teus lados sempre nas corridas, não só participando mas também indo te acompanhar e ver tua felicidade ao completar a prova, vais muito longe como sempre te falei é continuar atrás dos teus objetivos, treinando e acreditar que tu pode ir mais longe. Parabéns amor.

    ResponderExcluir
  3. Qual tênis melhor, mais leve e confortável? Sprint ou Skechers Gorun?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, os dois são muito bons.. Mas o Sprint me surpreendeu positivamente porque além de ser barato, o tênis é bem leve mesmo e o conforto é excelente. O Skechers GoRun é muito bom também, porque é minimalista, bom pra corridas curtas. Os dois são bons demais, se fores comprar algum deles, vais fazer uma boa compra.

      Excluir
  4. Tá voando, hein cumpádi!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Baita prova Raphael!!!! Foi um prazer conhecê-lo além do Blog e parceiro de Equipe! Com certeza haverá muitos recordes, o Cristian é o cara e tu tem potencial ++++++.

    Ainda não escrevi sobre a minha prova (meu recorde tb, yée!) da Night Run no Blog, vou tentar fazer isso hoje.

    abraço,
    Geisa

    www.correreuemeutenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir