sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Falta de motivação para treinar, é só comigo que acontece isso?


Dessa vez eu vim falar de um assunto que anda me perturbando nas últimas semanas: Minha falta de motivação para treinar.
Realmente eu não sei o que vem acontecendo comigo ultimamente, até a prova da Golden Four Asics - PoA, eu estava muito motivado para treinar, eu não perdia um treino que meu treinador passava e corria até abaixo de chuva, mas após a prova que aconteceu no final do mês de junho, eu perdi o tesão pelos treinos.
E quais serão os motivos disso? Pior que eu também não sei.. Desde a Golden, eu não consegui mais treinar durante uma semana seguida, sempre matando um ou dois treinos durante a semana, estou parecendo o Raphael do ano passado que treinava 10 ou 15 quilometros por semana e me achava o máximo.
Nessas duas últimas semanas eu não corri um dia sequer, fiquei em casa todas as tardes sem fazer nada, porém também não tive a mínima vontade de sair pra treinar.
Estou preocupado comigo, preciso voltar a ter o volume de treinos que eu vinha tendo nos últimos meses, porque se eu não treinar eu sei que não chegarei a lugar algum.
Talvez sejam os meus últimos resultados que fizeram com que isso acontecesse, talvez o frio também tenha colaborado ou talvez seja meu lado psicológico que não está ajudando.
Só sei que eu preciso voltar a ser quem eu vinha sendo pra não ficar chorando e decepcionado no final de cada prova. Minha próxima prova é no dia 25/08, sei que não vou ter um rendimento exemplar, ainda mais matando treino do jeito que eu venho matando, mas também pretendo fazer uma boa prova, correndo os 5km abaixo de 20'. Nem que eu faça 19'59'', pra mim já vai ser um excelente resultado.
Semana que vem pretendo voltar a treinar com todas minhas forças, agora cancelei minha viagem para a Meia Maratona de Punta Del Este (estou tentando vender minha inscrição, quem quiser é só entrar em contato).
Infelizmente não participarei dessa prova que eu sempre quis correr, estou cortando os gastos e como as despesas da viagem serão altas, eu tive que abrir mão de participar dessa prova.
O lado bom disso é que voltarei a treinar para as provas de 3km e 5km, provas que eu sempre gostei de participar e ultimamente eu vinha deixando muito a desejar.
Espero que nessa segunda-feira eu esteja com todo gás e volte a treinar, preciso me motivar para as próximas provas, mas não sei como fazer isso!
Até mais pessoal! Façam bons treinos e se for possível, treinem por mim!!

(Acompanhem minha fanpage no facebook, em breve farei outra promoção. Fiquem ligados).

4 comentários:

  1. Rafa,
    sei q não sirvo de exemplo p/ qm deseja ser atleta de ponta, mas penso q essa queda de "tesão" por treinar, acontece c/ qlqr 1 de nós. Por isso, não desanima, meu velho, qdo der vtde, vai lá, põe o calção, o tênis, e volta, mas sem te exigir muito no recomeço, s/ cobranças, pq se não, o psicológico vai pro pau.
    Abraço,
    Quase Veloz.

    ResponderExcluir
  2. Rafa, acho que isso é normal, vamos se dizer que é um ciclo, eu mesmo tou treinando bem pouco, tou mais agora é fazendo musculação, mas isso faz parte, alem do mais com esse frio é de rachar né, mas não te preocupa que daqui a pouco a vontade volta. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fala monstro... Cara eu li toda a tua postagem, analisei o que tu escreveu, raciocinei um pouco, fiz um paralelo com determinadas coisas que estou estudando para uma prova (hoje 20/08) e vou te falar algumas coisas como amigo e pessoa que torce pelo teu sucesso... Minha visão com relação ao teu "desânimo" para treinar: 1- A razão mais lógica para que antes dos 21k da Golden Four Asics tu não matasse nenhum treinamento, é de que tu tinha um objetivo bem claro e definido, ou seja, tinhas um fim para teus treinamentos, teu condicionamento estava sendo "preparado" para uma corrida em específico, logo que se alcança aquele objetivo, te faço uma pergunta, qual o próximo objetivo? Tens ele em mente? Ou só vais correr as provas que aparecerem por correr? Competições podem ser os melhores treinos, porém não é aconselhável que se corra todas com o objetivo único e exclusivo de vencer, é aconselhável que se tenha um objetivo claro e específico, onde se queira chegar e se use competições "menores" como forma de preparação. Então, te deixo como dica de amigo: Se ainda não tiveres um objetivo "maior" traçado, trata de fazer isso o quanto antes porque o tempo ta passando e os outros estão voando. "Coisas sempre iguais, resultados sempre iguais". Abraço.

    ResponderExcluir
  4. E aí Raphael, tudo beleza? Acredito que à esta altura, tua motivação já voltou e já deve estar voando pelas ruas de Pelotas, mas mesmo assim, vou deixar meu depoimento sobre o tema; Já me senti assim, ia para a academia e só olhava no relógio a hora de ir embora, no treino de corrida então, faltava aquela vontade de levantar e ir pra rua, até ia, mas voltava super desanimada... o que eu acho que aconteceu: fadiga... isso mesmo, estava num ritmo louco de provas todo final de semana e treino intenso dia sim, dia não, aconteceu que eu estava simplesmente cansada. O que eu fiz à respeito? Descansei por uma semana, parei com tudo, musculação e corrida, fiquei de boa; na outra semana já estava me sentindo ótima, voltei aos treinos e até hoje tá tudo certo! Espero ter ajudado de alguma forma pra que te sintas melhor. Grande abraço da tua amiga camaquense!

    ResponderExcluir