terça-feira, 14 de janeiro de 2014

51° Competição: Paquetá Esportes Night Running

Distância: 3km (No GPS marcou 3,3 metros)
Tempo: 12'44''
Pace: 3'50''
Local: Atlântida/RS
Colocação Geral: 8°
Colocação na Categoria: 2°
Total de Corredores:47

Prova realizada no último sábado (dia 11/01) aqui em Xangrilá, apenas 3km de Capão da Canoa. Minha intenção nessa prova era de fazer um teste pra ver como eu estava correndo os 3km, fazia um bom tempo que eu não participava de uma prova com essa kilometragem. Esse ano decidi que só irei correr provas curtas (3km e 5km), então eu tinha que ter uma base de como eu estava pra poder me preparar pro decorrer do ano.
Meu resultado não foi dos melhores, mas como estava muito complicado de correr eu saí satisfeito. Correr na areia não é fácil, também corri com os pés molhados, devido as poças d'água que haviam na areia da praia, corri cuidando para não pisar em buracos, já que não havia iluminação e era impossível correr com a lanterna que a organização disponibilizou para colocarmos na cabeça.
Mas o que mais atrapalhou foi o seguinte:
Como eu corri 3km e a prova era o famoso bate-volta, quando eu estava voltando do 1,5km, havia um mar de gente correndo os 5km e 10km, aquelas pessoas que correm apenas para participar, não estou fazendo uma critica em relação a participação delas no evento, mas sim em relação a postura delas durante a prova. Eles simplesmente correram no trote lado a lado, ocupando uma boa parte da beira da praia, com isso eu tive que me preocupar com os buracos e em desviar das pessoas que vinham na minha direção, é mole?
Esse problema não teria existido se todos corressem pela direita, tanto na ida, quanto na volta. Simples assim.
Agora vamos ao relato da prova:

Pré-prova:
Chegamos no local da prova por volta das 20:30 e a largada estava prevista para as 21h, dessa vez eu fui correr com o Érico e o Everton, ambos vieram de Pelotas para participar da prova.
O Everton era um dos grandes favoritos para vencer a prova, ele veio de um ano de 2013 espetacular, quando venceu quase todas as provas na qual participou.
O Érico veio buscando fazer mais um bom tempo nos 10km, a especialidade dele é esse tipo de prova, mas com certeza não seria fácil, devido a dificuldade encontrada no percurso.
A Mariana veio com eles de Pelotas, veio pra me ver e me dar uma força na prova, na primeira prova do ano ela já estava no meu lado e isso é bem importante pra mim.

Everton, eu e Érico antes da prova.
Eu e a Mariana.
Como havíamos feito a retirada do kit na parte da tarde, chegamos na corrida já prontos para correr. Eu cheguei e já saí correndo para aquecer, meu aquecimento não foi dos melhores, porque o locutor havia anunciado que a largada seria ao mesmo tempo. Os 3km, os 5km e os 10km iriam largar todos juntos, portanto eu teria que tentar ir ao máximo pra frente da fila da largada, isso as vezes define uma prova.

Prova:
Na hora da largada eu tentei não me empolgar e sair num ritmo muito forte, eu saí no ritmo que eu queria, só cuidando o GPS e esquecendo os adversários que corriam ao meu lado. Como eu disse anteriormente, o percurso tava bem complicado mesmo, mas se tava difícil pra mim, estava pros outros também.
Corri solto o 1°km, só cuidando quantos iriam fazer o retorno na minha frente. Quando eu retornei, eu estava em 8° lugar e vi que o 7° colocado estava muito próximo e também percebi que não havia quase ninguém atrás de mim, pois o 9° ainda não havia feito o retorno. 
Sem querer, o meu ritmo começou a diminuir, eu não consegui manter por mais de 2km o ritmo que eu pretendia correr a prova, não sei o que aconteceu comigo, mas perdi potência na metade final da prova.
Com isso, tentei manter o máximo que deu, pensando apenas em não ser ultrapassado por nenhum outro competidor e tentando me aproximar do que estava na minha frente, não foi possível porque o cara estava sobrando e abriu bastante de mim.


Fotos durante a prova.
Na reta final, o que mais importava pra mim era completar bem, não deixar cair demais o ritmo e isso eu consegui fazer, cruzei a prova num pace de 3'50'', até que não tá tão ruim, devido as circunstâncias do percurso.


Cruzando a linha de chegada.
Pós-prova:
Após eu completar a prova, eu encontrei o Everton e ele disse que havia ficado em terceiro lugar no geral, colocação muito boa devido ao grande nível da prova. Eu fiquei vendo a chegada dos 5km e esperando algum conhecido pra fazer a 2° parte junto.
Encontrei o Volnei e comecei a correr com ele os 5km finais da prova de 10km, não aguentei o tranco e parei na metade do caminho. Daí fiquei esperando a volta dele, quando vi o Fabiano Zacca, outro amigo aqui do litoral norte. Ele vinha num ritmo bom e faltava cerca de 800 metros pra fechar a prova, quando eu o encontrei. Fomos juntos até a linha de chegada e ele correu muito bem nessa reta final, pelo o que ele me disse, fecho 3'31'' de pace nesses 800 metros finais, mais forte até do que eu corri na minha própria prova, muito bom mesmo.
Depois disso nos reunimos para conversar sobre aprova, apresentei o Érico e o Everton para o Fabiano e para o Volnei e ficamos ali conversando por um tempo.


Olha nós aí, após a prova.
Como o Everton havia ficado em terceiro lugar, ficamos esperando ele receber a premiação para virmos pro hotel, também ficamos na expectativa pra saber se algum dos guris havia conquistado algum troféu na categoria (nos 10km, havia premiação na categoria).

Eu e o Everton, com o troféu.
Everton, Gabriel, eu e o Érico.
Saldo positivo da prova: 
Evento bem organizado, kit muito bom também, com certeza se eu estiver aqui no litoral norte no ano que vem, irei participar mais uma vez.
Saldo negativo da prova:
O percurso, somente isso.

Agora é continua treinando porque no próximo domingo já tem corrida em Torres, vamos ver o que vai dar, até mais e bons treinos.

Ahhhhhh, como é bom vestir essa amarelinha novamente.

2 comentários:

  1. Parabéns! muito boa estreá em 2014!, e com certeza deve ter sido bem difícil correr a noite numa praia a noite com pouca visibilidade, mas é isso aee, agora bora treinar para a próxima competição!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa prova e a parceria, nem se fala...

    ResponderExcluir