terça-feira, 21 de janeiro de 2014

52° Competição: Eco Running Torres

Distância: 5km (No GPS marcou 5,150 metros)
Tempo: 24'32''
Pace: 4'45''
Local: Torres/RS
Colocação Geral: 15°
Colocação na Categoria: 3°
Total de Corredores:97

Corrida realizada no último domingo (19/11) na cidade de Torres, litoral norte do estado. Não me preparei especialmente para a prova, mas eu estava louco pra correr, afinal era a primeira vez que eu correria no Parque da Guarita, um dos pontos turísticos mais bonitos do Rio Grande do Sul, seria uma experiencia diferente dessa vez.
O percurso da prova foi bem complicado. Começou no asfalto, depois pegamos uma trilha dentro do Parque, mas a pior parte foi a subida do morro. Uma trilha de cascalho, muita pedra e também bastante terra, além de todos esses obstáculos, era uma baita subida, não era aquelas subidas que é só concentrar um pouco, correr mais forte e ela passa. Essa era punk, a pior que já precisei correr até hoje.
Mas valeu, experiencia muito boa mesmo, agora vamos a prova:

Viagem (ida):
Mais uma vez fui com o Volnei, o cara é nota 10. Sempre disposto a correr e sempre me convidando pra ir junto, dei sorte de conhecer ele aqui, se não fosse ele eu ficaria de fora de várias provas aqui.
Saímos de Capão da Canoa bem cedo, as 6:15 da manhã e as 7:30 já estávamos em Torres, tudo foi como o programado, viagem curta dessa vez.

Pré-prova:
Assim que chegamos lá fui direto fazer a retirada do kit, que era composto por um squeeze, camiseta do evento protetor solar, chip e número de peito.
Depois disso fui dar uma caminhada pra tirar umas fotos e me concentrar na prova.

O lugar é lindo mesmo.
Depois troquei de roupa e fui dar uma aquecida, corri 1,5km bem leve e o suor já era evidente, o calor naquele dia era muito forte mesmo, não precisei rodar muito tempo pra aquecer.

Prova:
Depois do aquecimento, fui pra linha de largada, o pessoal que iria correr os 5km largou antes dos que iriam correr 8km.
Dessa vez eu consegui largar na frente, já fazia um bom tempo que isso não acontecia. A proposta que eu tinha pra essa prova era correr os 3 primeiros kilometros pra 4'05'' e forçar os 2 últimos pra 3'55''/3'50'' e com certeza ia dar, pena que o percurso me quebrou, na verdade quebrou a todos.
Pouco antes da largada.
Começo da prova.
No começo da prova, pegamos uma pequena descida, daquelas que quebram logo de cara os mais empolgados, eu tive que segurar bastante pra não correr muito forte no início,e completei o 1°km em 3'58'', tempo que já era bem mais baixo que eu pretendia correr no começo da prova, daí dei uma segurada no 2°km e passei ele em 4'08''.
O percurso era complicado, apenas o 1° e o 5°km eram no asfalto, o restante era trilha e bastante desnível.
Logo que entramos no Parque da Guarita, eu estava correndo bem, correndo exatamente como eu pretendia correr, até chegar a maldita subida..
Pensem num zumbi "correndo".. Pois é, esse era eu subindo aquela desgraça, caminhando e morrendo mesmo, fui ultrapassado por dois na subida, mas faz parte.
Além da subida, o calor estava infernal, de acordo com o meu celular a sensação térmica era de 36°C, tava complicado mesmo.
Após eu completar essa subida, eu voltei a correr, me arrastando mas voltei! Até que eu vi mais uma subida, nada comparada a primeira, mas como eu já estava quebrado, a segunda subida parecia igual a primeira, tava punk mesmo.
O bom é que depois disso, tudo ficou mais fácil.. Lembro que o pessoal que tava ali na organização só gritava: "Vamo galera, pra baixo todo santo ajuda".
Aham, só que a descida era forte também, tive que correr travando muito, porque se eu soltasse eu estaria até agora com a cara no chão lá hahahaha.
Depois voltamos a correr no percurso plano, o pace já estava bem mais alto que o planejado e a única coisa que importava pra mim era não ser ultrapassado. Azar do tempo que eu iria fazer, o que importava agora era tentar brigar pelo pódio, não ser ultrapassado e ainda conseguir passar por alguém e consegui fazer isso tranquilo. Terminei a prova em 15° no geral e em 3° na categoria, mas com a sensação de dever cumprido, vi que já to correndo abaixo de 20' os 5km dnv, se for um percurso plano eu me garanto.
Os treinos estão encaixados, semana passada eu rodei quase 60km, a base tá sendo feita pro decorrer do ano, agora é continuar treinando que o resultado vai aparecer.

Pós-prova:
Depois que acabou a prova, me sentei na sombra pra fugir daquele solaço e devo ter tomado uns 2 litros de água, hidratação é sempre bem vinda.
Esperei o Volnei completar a prova dele (ele correu os 8km) e fomos no carro pegar algumas coisas e ficamos esperando o resultado da prova, pra saber se pelo menos categoria havíamos pego. Eu fiquei em terceiro e ele em primeiro nas respectivas categorias.
Subi pela primeira vez no pódio nesse ano, tenho certeza que é o primeiro de muitos.

3° colocado categoria 20/24 anos.
O bom de correr é que conhecemos novas pessoas sempre, conheci o Michel Berti Goi, corredor do Salto do Jacuí aqui no estado e tiramos uma foto juntos, pra cada um postar em seus respectivos blogs.
Michel foi campeão em sua categoria.
Depois da festa no pódio pegamos as coisas e nos organizamos para vir embora, mas antes teve que ter a foto com as medalhas, o Volnei ama fotos né, nunca vi igual hahaha



Viagem (volta):
Saímos de lá pouco depois das 11:00 e chegamos aqui em Capão da Canoa, passando o meio dia..
Eu quase dormi na volta da viagem, porque trabalhei a noite e fiquei de virada, eu já tava vendo estrelas, mas me segurei pra fazer companhia ao Volnei.

Saldo positivo da prova: 
Prova muito bem organizada pelo pessoal lá de Torres, AADD e Ascort surpreendem quando organizam as provas, excelente evento mesmo, serve de modelo pra vários.
Gostei do meu rendimento, apesar da dificuldade do percurso e do forte calor, deu pra ver que eu tô voltando a correr igual ano passado, aos poucos vou chegar..

Saldo negativo da prova:
Apenas o calor, só isso.


Bom pessoal, por enquanto é isso.. Agora é continuar fazendo meu treinamento de base e não me matar muito essa semana porque sábado já tem a TTT, na qual vou correr 18km.
Até mais e bons treinos!!

Resultado dos 5km: http://www.aad.esp.br/resultados5km.pdf

Um comentário: