sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013

Como de costume, vou fazer um breve resumo do meu ano de 2013. Posso afirmar que foi um ano de muito aprendizado, evolui demais em relação à 2012 e tenho certeza que em 2014 vou continuar crescendo mais ainda, estou apenas dando os meus primeiros passos nas corridas e tem muita coisa pela frente ainda..

Em 2013 eu corri 24 provas, de 2km a 21km eu estava participando, afinal todos sabem que eu sou fominha!!
Aí vão as minhas provas em 2013:

20/01 - Rústica Clube Fica Aí;
25/01 - Rústica Verão Ativo Núcleo Jovem;
26/01 - Cassino Night Run;
17/02 - 3° Corrida de Rua da Praia do Laranjal;
23/02 - Circuito SESC de Corridas, etapa Osório;
10/03 - Circuito SESC de Corridas, etapa Santana do Livramento;

07/04 - 1° Corrida e caminhada de Santo Antonio;
14/04 - Circuito SESC de Corridas, etapa Camaquã;

28/04 - Meia Maratona CAIXA de Porto Alegre;
05/05 - Circuito SESC de Corridas, etapa de Rio Grande;
29/05 - Rústica do Dia do Desafio;
02/06 - Circuito SESC de Corridas, etapa Santa Cruz;
19/06 - Rio Grande Night Run;
30/06 - Golden Four Asics, etapa Porto Alegre;
14/07 - 1° Etapa Circuito Transpyre;
04/08 - Circuito SESC de Corridas, etapa Torres;

15/09 - Circuito SESC de Corridas, etapa Pelotas;
20/10 - Circuito Estadual Unimed 2013;
10/11 - Rústica Transpyre/Academia Ativa;
30/11 - Corrida Mais Bonito Monte;
01/12 - Rústica 50 anos da Leiga;
07/12 - Pelotas Night Run;
15/12 - Corrida do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS;
28/12 - 1° Corrida Projeto Brincar de Correr;

Somando a kilometragem de todas essas provas, eu chego a marca de 143 kilometros percorridas em 2013, apenas nas competições.
Se eu fosse contar os treinos, facilmente eu ultrapassaria a marca de mil kilometros no ano.
Em 2013 subi 12 vezes ao pódio, destaquei em negrito as provas que fui pro pódio.

Lembro que quando iniciou 2013, minha meta era correr 5km abaixo de 20min e logo na minha primeira prova eu já consegui isso, treinei bastante e consegui. Mudei o foco diversas vezes durante esse ano que se passou e isso atrapalhou meu rendimento nesse ano.
Em julho, após correr a Golden Four Asics, eu lembro que fiquei um bom tempo sem treinar, me "coloquei de férias" e após eu ter feito isso, eu coloquei meu ano fora, voltei a treinar três meses depois e até hoje não consegui mais ter o rendimento que eu tinha naquela época, mas agora não tem mais mimimi, tenho que focar nos treinos como fiz no final de novembro, daí tenho certeza que logo logo eu vou estar correndo como eu quero correr.

Em 2013 eu também conheci muitas pessoas que com certeza vão me ajudar muito em 2014, o que importa na corrida é que fazemos muitas amizades, todos estão sempre se ajudando e querendo levar o outro nas costas.
Desde que eu comecei a correr, eu fiz muitas amizades boas, desde 2012 estou conhecendo pessoas que só tem a acrescentar na minha vida. Dentro e fora das corridas.
Entre elas tem alguns que foram muito importantes em 2013, entre eles:

  • Rafael Nunes: Sempre me apoiou em todas decisões que eu tomei, sempre me deu suporte em todos os momentos que eu precisei mesmo. Graças a ele eu fiz meu melhor tempo nos 5km em 2013.
  • Cristian Duarte: O cara me fez correr, sempre se fez presente pra tirar todas as minhas dúvidas e sempre tentou e mostrar o certo e o errado, tanto nos treinos quanto nas provas.
  • Marcus Gante: Esse sim foi um dos melhores que apareceram em 2013, lembro direitinho ele dizendo que era meu fã, no final de janeiro isso. Começamos a nos dar bem até fora das corridas, treinamos juntos várias vezes na pista do quartel e sempre um dando força pro outro, em 2014 vamos disputar várias provas um contra o outro, mas já falei pra ele que vou ficar muito feliz de subir no pódio ao lado dele, não importa a colocação, mas quero estar do lado dele em 2014.
  • Eder Gomes: Uma das pessoas que mais me cobravam ano passado, sempre querendo que eu treinasse. Me incentivou muito e sempre me ajudava nos treinos lá no quartel. Me puxava forte em vários treinos e esse é outro que vou querer correndo comigo em 2014.
  • Otávio Vasconcellos: Esse sim é um fenômeno. Lembro que em fevereiro ele veio falar comigo numa prova na praia do Laranjal e disse que me conhecia através do meu blog. Ele disse que começou a correr "por causa minha", mas não foi por causa minha e sim por força de vontade dele. Um cara que começou a correr ano passado e já fez prova de 24km, com certeza não é uma pessoa qualquer. Sempre comigo quando eu precisei, nem que seja pra me dar carona, em 2014 "tamo junto" de novo.
  • Dejair Nobre: Eu já conhecia essa figurinha desde 2012, mas uma amizade foi criada no ano passado mesmo, pessoa que tem um bom humor impressionante, contagia todos a sua volta e pessoas assim que fazem valer o espírito da corrida, as vezes competir não é tudo.
  • Horácio Severi: Outro cara super gente boa que é um dos fundadores do Night Runners Pelotas, faz tudo pelo esporte na cidade em 2013 eu pude dar boas risadas ao lado dele nos nossos treinos noturnos, em 2014 tem mais.
  • Fábio e Greice: Casal nota 10 mesmo, sempre super simpáticos comigo e com a Mariana, um dia eu vou correr essas provas que eles correm (inveja mesmo) hahaha Em 2014 vamos correr muitas vezes juntos.
  • Angela Nunes: Grande amiga mesmo, sempre que nos encontramos temos que tirar uma foto pra postar aqui no blog, conheci ela através das corridas e corremos várias vezes juntos nesse ano. Muito gente boa mesmo e que em 2014 possamos continuar correndo e tirando muitas fotos.
  • Gabriel e Letícia: Duas pessoas que apareceram ano passado e foram muito importantes pro meu crescimento nas provas. Viajamos diversas vezes juntos para competir e com certeza é daquelas amizades que vão durar por muitos e muitos kilometros.
  • Érico Lopes: Conheci ele na Golden Four em junho. Depois disso viramos bons amigos, um sempre dando força pro outro durante as provas e isso mostra o quanto é importante correr com os amigos.
  • Huibner Machado: Outro cara sensacional, muito atencioso com tudo e com todos, fez uma prova incrível no final do ano e é apaixonado pelo atletismo. É desse tipo de pessoas que Pelotas precisa.
  • Mariana Gallo: Eu não poderia ficar sem falar da pessoa que mais me apoia nessa loucura que são as corridas né? Foi em quase todas as viagens comigo esse ano, sabe de todo o sofrimento que eu passo depois dos treinos puxados, sabe da tristeza quando o resultado não vem e também sabe da felicidade quando o resultado vem. Ela começou a correr comigo esse ano e já conseguiu até troféu, vê se pode? Em 2014 vai estar sempre comigo, por ela eu coloco a mão no fogo.
Esse ano foi marcado por bons resultados, algumas decepções e por várias amizades conquistadas. 
Vou postar algumas fotos da jornada 2013 abaixo:





























Em 2014 meu objetivo vai ser diferente, vou correr apenas provas de 3km e 5km. Se eu correr acima disso, será apenas para treino. Não vou mudar meu foco para não acontecer o que aconteceu no ano passado. Vou dar um passo de cada vez.

No mais era isso, que em 2014 tudo seja melhor para nós todos, feliz ano novo (atrasado) e até a próxima prova!!

9 comentários:

  1. Marcus Gante Martinez3 de janeiro de 2014 às 04:20

    Primeiro lugar Parabéns pelas grandes conquistas nas corridas que participa-se, e com certeza a amizade que ganhamos , lugares que conhecemos, treinos que fizemos, não tem preço, mas em 2014 tens tudo para melhorar mais ainda, que Deus ilumine teus treinos e que tu consiga executá-los, que os resultados virão meu amigo!!!! abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande Rapha!!! Cara, é tudo verdade o que disseste sobre mim e vou te dizer mais: No fim de 2012 estava sob uma depressão terrível, oriunda de um problema pessoal. Já estava por começar a fazer atividade física. Foi quando meu terapeuta comentou comigo sobre o teu blog e nele eu fiquei sabendo sobre os Night Runners, que tu sabes que me ajudaram bastante. Daí prá frente, já sabes como as coisas andaram, pois estivemos juntos este ano. E continuo grato a ti por ter me apresentado esse mundo novo das corridas. Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Raphael, espero que essa parceria tenha só começado e que possamos andar Brasil a fora com nossas saudáveis corridas, a que nos apaixonamos mais a cada dia que passa. Pode contar comigo. E esse estímulo entre nós, é uma das coisas que nos dá mais força.
    Parabéns por tudo e um 2014 de muita superação e amizade...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns guerreiro, muito massa, e tu sabe que pode contar comigo sempre! e que possamos envelhecer correndo (esse é o objetivo maior). abração.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, grande trajetória.
    Histórias como as suas inspiram pessoas nova no esporte (eu, por exemplo), positividade sempre e vamos correr!! Bom 2014 para ti!

    ResponderExcluir
  6. Amigo obrigado pelo reconhecimento, trabalhar contigo é muito bom, você ama treinar, faz excelentes feedbacks, ricas postagens no blog e faz muito amigos, todos gostam de você. Continue assim em 2014 que vai ser melhor ainda. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelas conquistas e pelo sucesso do blog Raphael. Valeu pela lembrança a mim e a Greice! Vamos ver se esse ano acabamos com tua inveja e levamos tu e a Mariana para alguma prova "diferente" por aí hehehe. Continuamos te acompanhando em 2014! grande abraço! Fábio

    ResponderExcluir
  8. Cara, muito obrigada pela lembrança, fiquei feliz demais pela consideração e que bom fazer parte desta tua jornada, acompanho desde o início a tua dedicação e tenho certeza que em 2014 será o Ano das Corridas pra nós, vamos com tudo e quem sabe corrermos juntos alguma prova de aventura? Bora Rapha e Mariana! Abração.

    ResponderExcluir
  9. Não tenho nem o que dizer né.. Essa tua paixão pela corrida não tenho como não apoiar e participar junto contigo delas, no que eu puder vou estar sempre dando meu melhor e te incentivando.. vou estar aqui nas tuas tristezas e felicidades que ainda virão e que venha muitas corridas por ai bjs, te amo

    ResponderExcluir